QUAL NICHO DE MERCADO ESCOLHER PARA COMEÇAR A EMPREENDER NA INTERNET?

A Descoberta do Nicho de Mercado é uma Das Formas de Começar a Jornada para Empreender na Internet.

Quando se fala em começar empreender na internet, muitos especialistas destacam que existem 3 pilares que são fundamentais para que um negócio aconteça.

Esses 3 pilares são: nicho de mercado, produto e público-alvo e por concordar com isso, resolvemos escrever sobre esse tema, porque entendemos que será de grande ajuda para quem deseja ou está começando empreender na internet.

Com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre os fundamentos para que comece a estruturar um negócio digital, vamos tratar sobre o assunto, dividindo em 3 etapas que resultarão em artigos sobre cada pilar.

E como primeiro passo, começaremos com o nicho de mercado.

O QUE SIGNIFICA NICHO DE MERCADO? 

É um fração de um mercado mais amplo que possuem necessidades próprias e únicas, formado por um um público pequeno, específico e bem definido, portanto, com características que o diferencia do mercado em geral.

Para dar um exemplo, temos o comércio de acessórios para veículos, nele existem vários nichos e segmentos diferentes, como acessórios para carros esportivos, de luxo ou de competição.

Mais especificamente sobre produtos de informação (infoprodutos), pode-se vender um treinamento online sobre técnicas da pesca esportiva ou recreativa, para iniciantes ou um e-book, como um guia para pescaria profissional com uso de embarcação.

Cabe aqui ressaltar que quanto mais específico o seu nicho, terá a chance de garimpar ótimas oportunidades de negócios.

Praticamente a maioria dos mercados podem ser ainda mais refinados, ou divididos, pelas necessidades e preferências particulares de seus consumidores. 

Escolher focar em um nicho bem específico é uma decisão estratégica de negócios para atender melhor uma determinada base de potenciais clientes, diferente dos concorrentes que visam o mercado maior.

ALGUNS TIPOS DE NICHOS DE MERCADO

Existem 3 grandes nichos onde se concentra a maior demanda por produtos e serviços, que podem ser vendidos pela internet, são eles: saúde, ganhar dinheiro e relacionamentos.

Para que tenha uma pequena ideia a respeito destes nichos, segue alguns exemplos para cada um deles:

Nicho de Saúde – nutrição para terceira idade, formação de aromaterapeutas ou treinamento para iniciantes em meditação.

Nicho de ganhar dinheiro – treinamento para atuar no mercado financeiro, cursos de vendas utilizando as redes sociais, ensinar a criar infoprodutos em geral.

Nicho de relacionamentos – curso para readaptação de divorciados, treinamento para pais de adolescentes rebeldes e método de sedução para solteiros tímidos.

Esses são exemplos aleatórios, apenas para você saber que é bem simples desenvolver ideias de produtos em nichos que apresentam grande procura por soluções, portanto, bem rentáveis, conhecidos também como “big nichos”.

Embora você já possua produtos de tendência específicos em mente, pode aumentar suas chances de sucesso começando com um certo nicho e, em seguida, aprofundando para encontrar produtos de nicho com uma possível adequação ao mercado.  

Mas é bom lembrar que você sempre pode ir em uma direção completamente diferente ou encontrar outras oportunidades de nicho dentro de cada categoria que pesquisar, pois nada deve ser engessado.

Primeiro que tudo você precisará estabelecer uma visão geral do mercado maior e detalhar a partir daí. 

Seu nicho será uma parte mais específica desse mercado e ajudará a definir tudo, desde: 

  • Os benefícios do produto que atenda necessidades do seu mercado 
  • O ticket (preço) que você irá cobrar 
  • Qualidade de produção 
  • Seu posicionamento e marca 
  • Sua estratégia de marketing
  • A experiência do seu cliente

A escolha de um nicho oferece ao seu negócio online uma vantagem competitiva desde o início. 

Se você tentar lançar uma categoria de produto em um mercado muito competitivo, enfrentará uma árdua batalha contra a concorrência já estabelecida. 

Portanto, focar em um nicho ajuda você atuar não apenas vendendo um produto diferente, mas estendendo seu negócio para uma parte específica do mercado.

COMO ENCONTRAR UM NICHO DE MERCADO 

Esse é um passo muito importante que deve tomar na realização do seu negócio digital

Embora não haja uma maneira única de escolher um nicho, existem muitos métodos que você pode empregar. 

De simples pesquisas no Google à construção de um mapa mental e ao uso de pesquisas de palavras-chave para ajudar a descobrir grandes nichos, há muitas maneiras de criar uma lista de nichos possíveis e encontrar ideias de produtos.

PESQUISA NO GOOGLE

O melhor lugar para começar o brainstorming de ideias de nicho é entender o que outros empreendedores online estão vendendo em uma categoria de produto ou para um determinado público. 

Começar sua seleção de nicho com pesquisas básicas do Google é uma ótima maneira de conhecer o terreno e descobrir um mundo de possibilidades. 

Por tentativa e erro, você pode explorar diferentes ângulos e tendências, até encontrar um público mal atendido ou demanda no mercado. 

Pense que, mesmo que um concorrente esteja mirando em seu nicho, você ainda pode competir explorando um segmento mais específico desse público. 

Lembre-se: procure ser um especialista, não um generalista. 

FAÇA UM MAPA MENTAL

Outra forma de desenvolver sua análise de nicho é criando um mapa mental.

Considere que os mapas mentais imitam a maneira como nosso cérebro pensa, eles são uma forma intuitiva de organizar seus pensamentos e expandir suas ideias. 

Construir um mapa mental de desenvolvimento do seu produto pode gerar ideias rapidamente e, ao mesmo tempo, estimular você a explorar caminhos de diferentes nichos. 

Você pode usar ferramentas online gratuitas como o Free Mind (para windows) e o Mind Node (compatível apenas para Mac, Ipad e Iphone) para criar um mapa mental simples, mas eficaz.

USE AS SUGESTÕES DO GOOGLE

Já percebeu que ao começar a digitar algo em uma pesquisa do Google, ele mostra sugestões antes mesmo de terminar de digitar sua consulta? 

Estas são as consultas relacionadas mais pesquisadas do Google, que você pode usar a seu favor para encontrar um nicho para sua categoria de produto.

O Google mostrará apenas algumas sugestões, então você pode usar ferramentas como a Keyword Toll ou Answer The Public para reunir e organizar todas as pesquisas sugeridas pelo Google.

PESQUISE EM GRUPOS DO FACEBOOK 

A Internet é muito boa em se organizar em comunidades com base em interesses, paixões e hobbies compartilhados – em outras palavras, em nichos .

Você pode considerar comunidades específicas às quais você mesmo pertence ou procurar naquelas que mostram:

  • As páginas mais visitadas da Wikipédia 
  • Fóruns com públicos que compartilham interesses em comum e acompanhar suas discussões
  • Hashtags voltadas para a comunidade no Instagram e no Twitter, para encontrar oportunidades de nicho.
  • Comentários que pode também dar pistas preciosas de nichos inexplorados

COMO SABER QUE O NICHO QUE ESCOLHEU É VIÁVEL

Agora você sabe o que pode vender utilizando a internet, mas precisa ter certeza de que há um público para isso.

No início, seu nicho de mercado e produtos são apenas ideias – uma hipótese do que você acha que terá ressonância com seu público-alvo. 

Embora ter como foco um nicho específico torne infinitamente mais fácil encontrar clientes em potencial e convencê-los a comprar de você, é necessário ter certeza de que há compradores suficientes nesse nicho para torná-lo viável. 

Se você determinar que seu nicho é muito pequeno para gerar interesse e lucro razoáveis, considere explorar um público diferente dentro desse nicho ou promover um produto que ofereça uma solução inovadora. 

Você somente saberá realmente o que vai ressoar tentando, até encontrar o que procura. 

Mesmo que você alcance o sucesso logo no início, os nichos mudam e depende de você evoluir com seu público e ajustar seu posicionamento ao longo do tempo. 

Aqui estão algumas maneiras de avaliar sua ideia de nicho de mercado: 

  • Construa seu público primeiro. Você pode apresentar sua ideia e ganhar seguidores antes que ela se concretize, através de pesquisa por e-mail, nas mídias sociais e outras táticas online. Dessa forma, você terá um grupo engajado de clientes em potencial, prontos e esperando quando você fizer o lançamento.
  • Teste antes de investir. Comece com um produto e execute uma campanha para seu público-alvo. Solicite opiniões dos clientes que fizeram as primeiras compras ou envie alguns para influenciadores, amigos e pergunte o que eles acham. É importante obter feedback desde o início, especialmente se você estiver desenvolvendo um novo produto, para que possa aperfeiçoá-lo antes que seja lançado para o resto do mundo. 
  • Vá mais fundo em seu nicho . Você já fez a pesquisa de palavras-chave para identificar seu nicho de mercado, mas pode ir ainda mais fundo. Analise blogs, mídias sociais, influenciadores e outras áreas importantes em seu nicho para obter insights. E faça essa pergunta para si mesmo: posso resolver um problema que surge repetidamente?
  • Pesquise tendências de consumo em seu mercado. É importante estar atualizado com o que está acontecendo em seu nicho escolhido. Lembre-se de aprimorar as necessidades e semelhanças de seu público específico. O que diferencia esse nicho de mercado do mercado mais amplo, e como você pode atender especificamente aos seus desejos, necessidades e preferências. 

Compreender as necessidades exclusivas de cada nicho torna possível falar diretamente com eles em seu marketing – você terá uma chance maior de atrair a atenção de um comprador e ganhar seus negócios, deixando claro que seu produto é especificamente para eles.

COMO DAR CONTINUIDADE A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO QUE ENCONTROU

Agora que você sabe como escolher um nicho de mercado e gerar ideias de produtos que seu público-alvo comprará, é hora de transformá-lo em realidade. 

Damos aqui duas sugestões para começar: 

1- pesquise continuamente e anote sempre quais produtos ou tendências você notou recentemente; 

2- busque gerar ideias inovadoras que estejam alinhadas com as necessidades do seu público-alvo.

E por falar em público-alvo, esse será o tema do próximo artigo, em breve você poderá conferir, este que entendo ser o pilar mais importante para se construir um negócio online.

Leia também este artigo sobre o assunto QUAL NICHO DE MERCADO IDEAL PARA INICIAR UM NEGÓCIO DIGITAL?

Gostou deste artigo? Comente ou dê sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *