MAIS QUE TENDÊNCIAS, OPORTUNIDADES NO MARKETING DIGITAL PARA 2020
27 de janeiro de 2020
Quem deseja se desenvolver no nicho de ganhar dinheiro, tem no marketing digital uma excelente chance de virar o jogo, mais rápido que a economia brasileira.
A economia está retomando o fôlego, mesmo que devagar, existem perspectivas de crescimento moderado neste ano, conforme entendimento de especialistas.
Contudo, você pode ter as suas próprias diretrizes econômicas e não ficar refém dos humores do mercado.
É inegável que há grandes oportunidades para trabalhar como profissional em uma área que está em franco crescimento.
Cada vez mais pessoas buscam ser mais independentes e querem desempenhar atividades com mais liberdade e a internet tem ampliado essas possibilidades.
E o que tem oferecido menor barreira de entrada, que vem prometendo e assegurando boas perspectivas de renda crescente, é trabalhar com marketing digital.
E o que se esperar de bom para 2020 para quem quer se profissionalizar em marketing digital?
Divulgar marcas e produtos na internet, utilizando plataformas e as mídias sociais, requer conhecimento sobre o que é mais efetivo para se obter melhores resultados.
Para tanto, o aspirante a profissional tem que estar atento a 4 pilares que serão fundamentais para o sucesso no ambiente online, neste e nos próximos anos.
E que pilares são estes?
Marketing de Conteúdo
O primeiro pilar já é bastante conhecido, diz respeito ao marketing de conteúdo, baseado em estabelecer uma comunicação mais assertiva entre empresas e os consumidores.
É o recurso voltado a estabelecer uma relação de confiança para quem conhece a marca, no qual se destacam os benefícios do produto ou serviço.
Visa atrair mais pessoas interessadas para o negócio, oferecendo, através da diferenciação, uma nova relação de consumo, focada na inovação.
Sobretudo, tem com objetivo maior educar e engajar os clientes e oferecer uma melhor experiência relativamente à compra.
Marketing Digital Com Solução Interna
O segundo pilar diz respeito ao marketing digital com solução interna, que busca autonomia e independência, tendo também como meta a redução gradual de custos pelas empresas.
As marcas deverão investir mais na capacitação dos seus colaboradores e na contratação de profissionais autônomos.
Tudo relacionado ao marketing digital está na utilização de ótimas ferramentas e na colaboração de profissionais capacitados.
A flexibilização no que diz respeito à captação de mão de obra tem se tornado mais frequente entre novos empreendedores, buscando a terceirização na utilização de serviços especializados.
Daí a importância das plataformas que possibilitam a intermediação na contratação de profissionais freelancers.
Pode-se citar algumas como Workana, 99 freelas, Frelancer, Get Ninjas, entre outras.
Marketing Digital com Solução Externa
Quanto ao terceiro pilar, é o marketing digital com solução externa, relacionado com a promoção das marcas, produtos e serviços por Influenciadores Digitais ou Youtubers.
Os influenciadores têm sido atores importantes na comunicação entre a audiência que conquistaram e as marcas que ajudam a divulgar.
As recomendações feitas por quem os fãs e seguidores admiram e respeitam, permitem que se sintam seguros ao adquirir um produto ou serviço que os influencers indicam.
É algo certo que as pessoas compram de quem confiam, por isso que essa relação traz um benefício enorme na atração e convencimento de potenciais clientes.
E o mais interessante é que existe uma inclinação para se valorizar mais no futuro a influência de quem tem uma audiência em crescimento, que embora pequena, é mais fiel e engajada.
Marketing Digital de Inovação
Por fim tem o quarto e último pilar, trata-se do marketing digital de inovação e está relacionado ao constante crescimento das buscas online para resolução de problemas, com o uso de novos meios de interação.
E a inteligência artificial veio para revolucionar e impactar positivamente nesse aspecto de posicionamento e alavancagem nas vendas, ponto positivo também para as empresas que saíram na frente ao utilizar essa tecnologia.
Existe forte tendência em ampliar cada vez mais o oferecimento de serviços que facilitem a vida e economize tempo dos usuários e potenciais clientes.
Também há uma procura por modos de liberar mais as mãos das pessoas na realização de tarefas cotidianas ou por pura comodidade, que favorece uma maior interatividade e melhor produtividade.
E a grande onda do momento é o uso da voz, para pesquisas nos mecanismos de busca do Google, Bing e Yahoo.
E neste cenário surge as assistentes digitais como a Siri, Alexa e a Google Home, que já vem mudando o comportamento do consumidor.
Para concluir
Deste modo, saber mais sobre esses pilares dá clareza que caminho tomar para se preparar para um mercado de trabalho tão promissor.
E caso não possua muito conhecimento sobre qualquer desses assuntos, procure orientação e informações, que podem ser obtidas facilmente no ambiente online.
Isso mesmo, hoje tudo está a um clique, pois estamos vivendo em um mundo da era pós-digital, na qual o conhecimento é um fator de crescimento, a internet e novas tecnologias ajudam muito nas pesquisas para se encontrar tudo que for do seu interesse.
Seja qual for a área que tem mais inclinação e paixão, pesquise em tutoriais na internet sobre uma ferramenta que pretende aprender a usar.
Faça cursos online, leia livros sobre o tema que quer explorar, vá a eventos que ajudam a se atualizar e saber sobre o que tem de novo no mercado e, claro, para fazer networking.
Oportunidades não faltam, desde atividades voltadas para a produção de conteúdo a estratégias para um melhor desempenho na disputa por atenção do consumidor.
Do mesmo modo, há demanda por quem é fera no acompanhamento, verificação de resultados e otimização nas buscas realizadas na internet.
Veja alguns exemplos de atividades por área de interesse:
Produção de Conteúdo: redator, fotógrafo, editor de vídeo, pesquisador, designer.
Geração de Tráfego – gestor de e-mail marketing e de mídias sociais, analistas de SEO (otimização para motores de busca) e de métricas (mensuração de resultados), influencers.
Pós Venda: Atendimento, Suporte, tutores, consultores.
Estes são poucos exemplos diante do enorme leque existente de possibilidades de se trabalhar no marketing digital.
Mas vai aqui uma dica especial se quiser sair na frente e se especializar em algo que é simples, porque de certa forma já conhece como funciona.
Esteja por dentro de uma das tendências mais quentes, a utilização de aplicativos de mensagem privada e com listas de transmissão.
Sim, muitos empreendedores estão aplicando como estratégia de marketing o relacionamento através destes aplicativos, como a exemplo do WhatsApp.
Ao chegar até aqui já deve estar presente para o fato que este setor está precisando de mão de obra qualificada.
Então, é bom ir se preparando e se já tem algum conhecimento, se joga, porque essa é uma tendência forte neste ano.
Estas são algumas das oportunidades para o mercado na internet. Gostou? Tem alguma outra tendência que já identificou? Se sim, fala nos comentários. Compartilhe.