MAIS QUE TENDÊNCIAS, OPORTUNIDADES NO MARKETING DIGITAL PARA 2020

Quem deseja se desenvolver no nicho de ganhar dinheiro, tem no marketing digital uma excelente chance de virar o jogo, mais rápido que a economia brasileira.

A economia está retomando o fôlego, mesmo que devagar, existem perspectivas de crescimento moderado neste ano, conforme entendimento de especialistas.

Contudo, você pode ter as suas próprias diretrizes econômicas e não ficar refém dos humores do mercado.

É inegável que há grandes oportunidades para trabalhar como profissional em uma área que está em franco crescimento.

Cada vez mais pessoas buscam ser mais independentes e querem desempenhar atividades com mais liberdade e a internet tem ampliado essas possibilidades.

E o que tem oferecido menor barreira de entrada, que vem prometendo e assegurando boas perspectivas de renda crescente, é trabalhar com marketing digital.

E o que se esperar de bom para 2020 para quem quer se profissionalizar em marketing digital?

Divulgar marcas e produtos na internet, utilizando plataformas e as mídias sociais, requer conhecimento sobre o que é mais efetivo para se obter melhores resultados.

Para tanto, o aspirante a profissional tem que estar atento a 4 pilares que serão fundamentais para o sucesso no ambiente online, neste e nos próximos anos.

E que pilares são estes?

Marketing de Conteúdo

O primeiro pilar já é bastante conhecido, diz respeito ao marketing de conteúdo, baseado em estabelecer uma comunicação mais assertiva entre empresas e os consumidores.

É o recurso voltado a estabelecer uma relação de confiança para quem conhece a marca, no qual se destacam os benefícios do produto ou serviço.

Visa atrair mais pessoas interessadas para o negócio, oferecendo, através da diferenciação, uma nova relação de consumo, focada na inovação.

Sobretudo, tem com objetivo maior educar e engajar os clientes e oferecer uma melhor experiência relativamente à compra.

Marketing Digital Com Solução Interna

O segundo pilar diz respeito ao marketing digital com solução interna, que busca autonomia e independência, tendo também como meta a redução gradual de custos pelas empresas.

As marcas deverão investir mais na capacitação dos seus colaboradores e na contratação de profissionais autônomos.

Tudo relacionado ao marketing digital está na utilização de ótimas ferramentas e na colaboração de profissionais capacitados.

A flexibilização no que diz respeito à captação de mão de obra tem se tornado mais frequente entre novos empreendedores, buscando a terceirização na utilização de serviços especializados.

Daí a importância das plataformas que possibilitam a intermediação na contratação de profissionais freelancers.

Pode-se citar algumas como Workana, 99 freelas, Frelancer, Get Ninjas, entre outras.

Marketing Digital com Solução Externa

Quanto ao terceiro pilar, é o marketing digital com solução externa, relacionado com a promoção das marcas, produtos e serviços por Influenciadores Digitais ou Youtubers.

Os influenciadores têm sido atores importantes na comunicação entre a audiência que conquistaram e as marcas que ajudam a divulgar.

As recomendações feitas por quem os fãs e seguidores admiram e respeitam, permitem que se sintam seguros ao adquirir um produto ou serviço que os influencers indicam.

É  algo certo que as pessoas compram de quem confiam, por isso que essa relação traz  um benefício enorme na atração e convencimento de potenciais clientes.

E o mais interessante é que existe uma inclinação para se valorizar mais no futuro a influência de quem tem uma audiência em crescimento, que embora pequena, é mais fiel e engajada.

Marketing Digital de Inovação

Por fim tem o quarto e último pilar, trata-se do marketing digital de inovação e está relacionado ao constante crescimento das buscas online para resolução de problemas, com o uso de novos meios de interação.

E a inteligência artificial veio para revolucionar e impactar positivamente nesse aspecto de posicionamento e alavancagem nas vendas, ponto positivo também para as empresas que saíram na frente ao utilizar essa tecnologia.

Existe forte tendência em ampliar cada vez mais o oferecimento de serviços que facilitem a vida e economize tempo dos usuários e potenciais clientes.

Também há uma procura por modos de liberar mais as mãos das pessoas na realização de tarefas cotidianas ou por pura comodidade, que favorece uma maior interatividade e melhor produtividade.

E a grande onda do momento é o uso da voz, para pesquisas nos mecanismos de busca do Google, Bing e Yahoo.

E neste cenário surge as assistentes digitais como a Siri, Alexa e a Google Home, que já vem mudando o comportamento do consumidor.

Para concluir

Deste modo, saber mais sobre esses pilares dá clareza que caminho tomar para se preparar para um mercado de trabalho tão promissor.

E caso não possua muito conhecimento sobre qualquer desses assuntos, procure orientação e informações, que podem ser obtidas facilmente no ambiente online.

Isso mesmo, hoje tudo está a um clique, pois estamos vivendo em um mundo da era pós-digital, na qual o conhecimento é um fator de crescimento, a internet e novas tecnologias ajudam muito nas pesquisas para se encontrar tudo que for do seu interesse.

Seja qual for a área que tem mais inclinação e paixão, pesquise em tutoriais na internet sobre uma ferramenta que pretende aprender a usar.

Faça cursos online, leia  livros sobre o tema que quer explorar, vá a eventos que ajudam a se atualizar e saber sobre o que tem de novo no mercado e, claro, para fazer networking.

Oportunidades não faltam, desde atividades voltadas para a produção de conteúdo a estratégias para um melhor desempenho na disputa por atenção do consumidor.

Do mesmo modo, há demanda por quem é fera no acompanhamento, verificação de resultados e otimização nas buscas realizadas na internet.

Veja alguns exemplos de atividades por área de interesse:

Produção de Conteúdo: redator, fotógrafo, editor de vídeo, pesquisador, designer.

Geração de Tráfego – gestor de e-mail marketing e de mídias sociais, analistas de SEO (otimização para motores de busca) e de métricas (mensuração de resultados), influencers.

Pós Venda: Atendimento, Suporte, tutores, consultores.

Estes são poucos exemplos diante do enorme leque existente de possibilidades de se trabalhar no marketing digital.

Mas vai aqui uma dica especial se quiser sair na frente e se especializar em algo que é simples, porque de certa forma já conhece como funciona.

Esteja por dentro de uma das tendências mais quentes, a utilização de aplicativos de mensagem privada e com listas de transmissão.

Sim, muitos empreendedores estão aplicando como estratégia de marketing o relacionamento através destes aplicativos, como a exemplo do WhatsApp.

Ao chegar até aqui já deve estar presente para o fato que este setor está precisando de mão de obra qualificada. 

Então, é bom ir se preparando e se já tem algum conhecimento, se joga, porque essa é uma tendência forte neste ano.

Estas são algumas das oportunidades para o mercado na internet. Gostou? Tem alguma outra tendência que já identificou? Se sim, fala nos comentários. Compartilhe.


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