EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO?

Existem muitas dúvidas sobre o tema e as pessoas fazem confusão sobre o que significa ser verdadeiramente um empreendedor, pois quase sempre entendem que empreender é ter, obrigatoriamente, uma empresa.

Em muitas ocasiões amigos e parentes me perguntam o que é empreender, até porque quando querem saber o que faço digo que sou empreendedora online.

Explico que empreendo criando conteúdos que são disponibilizados na internet para ajudar pessoas a decidirem iniciar um negócio digital. Na verdade me posiciono como incentivadora digital.

Mas, mesmo assim, encontro quem fica sem entender, como empreendo sem ter, ainda, um negócio estruturado.

Explicando Dá para Ficar Clara a Diferença

Na verdade, um empreendedor não precisa, necessariamente, ter uma empresa, sendo esta uma ficção jurídica, portanto, criada por lei.

A empresa é uma pessoa jurídica, difere da pessoa física, portanto, do seu criador e de quem faz a gestão dela, que, em muitas vezes, por ser o dono, passa a ser chamado de empresário.

Essa separação, entre outros objetivos, é de estabelecer um limite entre a atividade empresarial e a vida pessoal do dono ou gestor.

Quando essa separação não é observada na prática, a consequência é, quase sempre, a mistura de recursos financeiros e de despesas.

Esta confusão pode resultar em má gestão e ter um efeito desastroso, podendo causar a desestruturação do negócio, provocando até o encerramento da empresa.

Talvez quem esteja pensando começar um negócio, seja físico ou digital, tenha também esta ideia, de que para empreender precisa ser antes um empresário, portanto, estar a frente de uma empresa.

Na verdade, no meu entender, são duas profissões distintas, mas que se complementam em muitas situações.

É muito importante para se iniciar um negócio que o aspirante a empresário ou empreendedor busque conhecimento.

Portanto, para esclarecer o que é um empreendedor ou empresário, vou tratar destas distinções que ajudarão a dar clareza para quem ainda tem dúvidas sobre o assunto.

Algumas distinções entre empreendedor e empresário

Inovador, criativo, visão diferenciada para descoberta de oportunidades, ousadia, inclinação para assumir riscos e foco na realização de um propósito acima do desejo de simplesmente ganhar dinheiro.

Pessoas que possuem estas características, são chamadas de empreendedores.

EMPREENDEDORES

– são aqueles que buscam e constroem uma atividade reunindo e concretizando ideias que ainda não estão no radar de muita gente;

– é alguém que cria oportunidades em lugares que não foram anteriormente capitalizados;

– trazem à fruição ideias que são frequentemente discutidas, mas dificilmente desenvolvidas devido ao medo de falhas na implementação;

– são tomadores de risco, sempre testando e validando ideias;

– buscam monetizar sua atividade através de seus esforços, planejando sua carreira a partir de uma nova maneira de fazer as coisas;

– são aqueles que decidem e fazem as coisas acontecerem, na maioria das vezes de modo inovador, diferente.

Já quem tem conhecimento sobre seu mercado, desenvolve estratégias, calcula riscos, foca no aumento do faturamento, administra várias áreas de um negócio, desenvolve produtos que atendam os anseios de consumidores, são algumas das características do empresário, mas destacamos a seguir outras que o diferenciam do empreendedor.

EMPRESÁRIOS

– não estão em um negócio, necessariamente, para criar algo completamente novo, ao invés disso, eles empregam conhecimento e esforços para aperfeiçoar algo que já existe;

– transformam um produto ou serviço já existentes, fazendo ajustes para atender uma necessidade, tornando sua oferta mais irresistível do que os concorrentes no mesmo mercado;

– procuram sempre melhorar as áreas de design, relacionamento, preço, marketing, distribuição e outros pilares relevantes do negócio;

– têm como objetivos típicos o aumento dos lucros financeiros, o desenvolvimento da própria carreira e do crescimento do negócio;

– calculam o risco e realizam uma análise de custo-benefício;

– decidem sobre uma demanda com base em uma informação disponível e confiável;

– contratam e gerenciam pessoas para realizar os objetivos do negócio, levando em conta a missão, a visão e os valores da empresa;

– tratam seus clientes como um fator relevante para empresa, sendo seu alvo para a realização de vendas e geração de receitas;

– utilizam de estratégias e empregam todos os esforços para estar à frente dos concorrentes, ampliando sua participação no mercado;

–  evitam quase sempre investir no desconhecido, buscando um investimento mais seguro e garantido;

– não perdem tempo com atividades desnecessárias que não estão relacionadas aos objetivos do negócio.

Existirão sempre empresários com ideias empreendedoras e empreendedores com ambições empresariais.

Acho que a compreensão mais significativa de ambas as carreiras é que há sempre um sentido de dualidade.

Empreendedores fazem negócios mais refinados e com novas ideias criam um mercado jovem que precisa ser explorado.

Da mesma forma, negócios bem administrados despertam as mentes dos empreendedores e geram a pergunta: o que posso fazer para melhorar isso?

Quando se trata de ambas as profissões, você não pode ter uma sem a outra, pois elas têm um relacionamento de fluxo e refluxo.

Ambas as profissões têm o poder de mudar o mundo, pois a inovação de um será para promover o avanço do outro.

Conclusão

Resumindo, empreendedores são otimistas, estão voltados mais à criação e transformação com base em uma ideia inovadora, almejam com sua contribuição a melhoria do bem estar social, não têm como foco apenas lucros financeiros, decidem pela sua intuição, assumindo, algumas vezes, para realização de seus sonhos, riscos excessivos, inspiram pessoas a levar adiante a concretização do seu propósito e criam startups (empresas novas, promissoras, que desenvolvem ideias inovadoras).

Empresários são estrategistas e gestores, entram no mundo dos negócios contribuindo para o crescimento de negócios existentes ou para a ideia do produto que atenda um determinado nicho de mercado, buscam a aumentar o lucro da empresa, desenvolvem o negócio, por exemplo, em modelos como franchising (replica um conceito de negócio já existente em outro local ou mercado) ou varejo.

Espero que este conteúdo, através das características que foram relacionadas, tenha ajudado na identificação de cada perfil, para saber como distinguir o que é ser um empreendedor e um empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *