EMPREENDER NA INTERNET OU NÃO, SERÁ ESTA A QUESTÃO?
8 de fevereiro de 2019
Empreender na internet é o sonho de muita gente, pois existe uma busca muito grande por liberdade.
Certa vez li um post, em um blog que falava sobre empreender na internet, que fazia uma pergunta que chamou muito a minha atenção, o assunto era o que devemos pensar e fazer sobre nossa vida pessoal e profissional no futuro.
Pois bem, a pergunta era: Como você se imagina daqui há 10 ou 20 anos?
Quando comecei minha jornada profissional, eu tinha exatamente em mente o que faria nos próximos anos da minha vida.
Queria segurança, estabilidade financeira e uma vida de qualidade. Naquele momento fiz uma escolha por fazer um concurso público, porque entendia que essa era a melhor opção que eu tinha para mudar de vida.
Um Pouco da Minha História
Nordestina, de origem pobre, que experimentou muitas dificuldades durante a infância, adolescência e também em boa parte da fase adulta, tendo vivido privações e filha de pais separados.
Minha mãe, costureira e autônoma, enfrentava uma dura missão de buscar sozinha, todos os dias, o sustento para duas crianças, eu e minha irmã mais velha.
Tive a oportunidade de terminar um curso superior financiado pela Caixa Econômica Federal, pois minha renda não cobria o valor da mensalidade.
Naquela época essa era a escolha mais apropriada para minha situação de vida, pois começara a trabalhar aos 16 anos para ajudar me manter após minha querida mãe ter falecido.
Portanto, acreditava que possuir um diploma de Bacharel em Direito e conseguir um emprego público, seria uma forma de melhorar a minha condição.
Segui o script que estabeleci ou talvez que minha mãe gostaria que tivesse seguido e não me arrependo. Mas sempre quis empreender e trabalhar com algo que me desse prazer e com isso ajudar outras pessoas.
Gostava da atividade que exercia como auditora fiscal, tinha clareza da importância do meu trabalho, do sentido de servir com dignidade a sociedade. Aprendi muita coisa, fiz amigos e segui na carreira de uma forma bem tranquila, e com integridade, até me aposentar.
Contudo, a ideia de ficar sem uma atividade diária me assustava, estava inclinada a fazer uma transição de carreira, foi dessa maneira que investi de vez no meu desejo de empreender.
Empreender na Internet: Minha Nova Oportunidade
Convicta da minha vontade, 4 anos antes de decidir me aposentar, conheci o empreendedorismo digital e o tal “bichinho me picou”. A partir daí comecei a ler sobre o assunto, fiz cursos, participei de eventos e passei acompanhar alguns empreendedores que até hoje são meus mentores.
Mas como exercia uma carreira exclusiva de estado, estava impedida de abrir um negócio e me faltava pessoas que quisessem me seguir nessa empreitada. Assim, tive que esperar o momento oportuno para fazer, sozinha, o que tinha muita vontade.
Hoje sou feliz porque encontrei um propósito e vivo da maneira que sempre quis, estou junto da minha amada família, livre para trabalhar no que escolhi e fazendo algo para contribuir e quem sabe fazer a diferença na vida de alguém.
Levei um certo tempo para compreender que tinha uma crença equivocada, a de que estava velha para iniciar uma nova carreira.
Foi estudando sobre desenvolvimento pessoal que desfiz essa crença e passei a acreditar que poderia fazer qualquer coisa que quisesse e tivesse disposição para aprender.
Portanto, é bobagem dizer que se está velho demais para mudar de profissão ou começar a empreender.
Com esse meu relato de vida, espero ajudar você a ter o estímulo de tirar sua ideia ou projeto do papel, da gaveta, da memória, seja onde eles estiverem, e trazer para o mundo real.
Pense, certamente existem pessoas nesse nosso planeta que estejam precisando do que você sabe fazer melhor. Use sua habilidade única para oferecer uma solução para elas e encontrará a realização que espera e ainda de quebra receberá uma boa remuneração por isso.
Tudo que disse até aqui é com o objetivo de te incentivar, para que você não fique esperando o melhor momento, a oportunidade de ouro chegar.
Faça acontecer. Esteja presente para o fato de que você é a única pessoa responsável por sua vida e o tempo é um dos bens mais valiosos nos dias atuais. Use esse recurso com sabedoria.
Jamais espere por ninguém, pelo governo, por uma herança, pelo prêmio da loteria, por até obter 300 diplomas. Comece já, com o que tem e vá se aperfeiçoando.
Sonhe grande e não negocie com a mediocridade. Seja o que você nasceu para ser. Faça a pergunta para você agora: Como você se imagina daqui há 10 ou 20 anos?
Pinte um quadro mental com tudo que sonha e o que de melhor espera para sua jornada a partir daqui. Faça isso sentindo como tudo que deseja já fosse seu e que está pronto para receber e que é merecedor. O segredo é agir, com vontade e determinação.
Algo que quero deixar bem claro é que você não precisa abrir uma negócio seu para empreender. Você pode fazer um trabalho de excelência empreendendo na empresa que trabalha, até que encontre o seu propósito e missão de vida.
Foi assim que eu fiz. Disponibilizando o que podia oferecer, com rapidez e qualidade, todo meu conhecimento para atender demandas como servidora pública.
Hoje estou realizada por continuar servindo naquilo que sei fazer melhor, mas sem esquecer que sempre serei aprendiz e que a busca por desenvolvimento e crescimento é algo que nunca para.
O meu Objetivo com esse Artigo
Finalizando, quero dizer que tenho consciência que minha história é muito parecida com a de muitos brasileiros.
Contudo, se de alguma forma minha vivência servir de inspiração para você, terá valido a pena cada dia que sonhei, sorri, chorei, desanimei, me recuperei, caminhei, conheci, estudei, trabalhei, lutei, perdi, ganhei, conquistei e escrevi na minha trajetória de vida.
Seja protagonista da sua história também e faça com que ela seja importante para você e especial por impactar alguém.