DESCUBRA UMA PERSONA PARA CHAMAR DE SUA
25 de janeiro de 2019
Depois de definir em qual nicho de mercado, bem como o público-alvo, deverá ser aprofundado o conhecimento sobre qual será a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal, para uma melhor comunicação da empresa e construção de uma excelente oferta.
Quando o assunto é marketing digital, ou seja, levar a comunicação de seu negócio ao maior número de pessoas possível, utilizando o alcance da internet, é de extrema importância saber com mais detalhes para quem a mensagem será direcionada.
Quando se inicia qualquer negócio, planejar é uma das etapas mais fundamentais, e não seria diferente em um empreendimento online.
O objetivo maior é saber atrair a pessoa certa para o seu negócio, que implica em conhecer, além de dados demográficos, como idade, gênero, renda, domicílio e demais referências deste tipo, outras informações sobre desejos, sonhos, necessidades, dores, mas, sobretudo, o que essa pessoa vê, pensa, sente, ouve, gosta e anseia.
E como fazer isso?
A seguir vou mostrar como você pode fazer essa análise e colher os dados para definir sua persona, ou avatar, como também costumam chamar.
E o que é uma persona?
A persona é a representação fictícia do cliente ideal.
Existe uma ferramenta que é bastante útil e que vai ajudar você a encontrar seu cliente ideal. O nome dela é Canvas.
O que vem a ser o Canvas?
É uma ferramenta que auxilia na definição de um modelo de negócio e é de grande ajuda também para encontrar seu cliente ideal.
Para estruturação do seu modelo de negócio, você precisa responder algumas questões: Como? O que? Para quem? Quanto?
O quadro do Canvas permite fazer esse detalhamento, oferecendo praticidade e expondo visualmente a estrutura do seu negócio.
Nesse artigo vamos nos concentrar na pergunta Para quem?, que tem como objetivo você identificar o segmento dos seus potenciais clientes, qual a relação que estabelecerá com eles e que canais utilizará para essa comunicação.
Em outro artigo já falei sobre como estabelecer sua presença digital, a exemplo das redes sociais, que servirão de canais para se relacionar com seu avatar,
É claro que não é a única forma de que você lançará mão para essa tarefa de definição de sua persona, mas sem dúvida essa ferramenta é de grande valor, quando não se sabe ao certo como começar a estruturar seu negócio e segmentar para quem irá vender ou oferecer seus serviços.
Nesse modelo de estruturação pode ser utilizado o Mapa de Empatia, que faz parte da metodologia Canvas, que baseia a definição da pessoa por seus sentimentos e comportamentos.
Ele é estruturado da seguinte maneira: no que sua persona pensa, sente, escuta, vê, fala e faz, além poder relacionar suas dores, necessidades, desejos e objetivos.
Existem outras maneiras de você levantar dados para definir sua persona.
Uma delas é realizar uma pesquisa olhando para fora do seu negócio e isso pode ser feito procurando informações em:
– grupos no Facebook que estão relacionados com seu nicho de mercado, nos quais você pode interagir, participando das discussões e oferecendo ajuda quando achar necessário.
– sites, conhecidos por fazerem reviews, onde você pode coletar informações interessantes nas avaliações de clientes;
– lendo comentários em postagens em páginas e perfis no Instagram, inclusive pesquisando por hashtags.
Da mesma forma, poderá fazer a coleta de informações olhando para dentro do seu negócio, de sua base.
Caso já tenha clientes, recomenda-se fazer pesquisa no Facebook insights, Instagram insights ou utilizar perguntas através de formulários disponibilizados online, como, por exemplo, o Google Forms, que é gratuito, como também por email.
A pesquisa também pode ser realizada mesmo se você não tiver clientes ainda, utilizando os mesmos meios que falei anteriormente, através de email, posts em grupos do Facebook, nas suas mídias sociais e até diretamente com amigos e parentes.
Ficou claro até aqui que faz parte de modelo de um negócio saber sobre qual é a pessoa certa para vender.
Conclui-se, assim, que para a estruturação do negócio não se pode prescindir de conhecer a sua persona, ou seja, seu cliente ideal.
E por que coletar esses dados?
A razão é simples. Para que um negócio tenha sucesso você precisa realizar vendas e para isso você necessita ter pessoas interessadas na sua solução.
Portanto, terá que ter clientes e quanto mais você acertar para quem direciona sua comunicação, mais terá resultados com o seu negócio.
Existe uma forma bem interessante de você descobrir seu cliente ideal que é através do modelo dos cinco níveis de consciência, criado por Eugene Schwartz, famoso copywriter, e já tem uns 50 anos que esse modelo já é utilizado.
Este modelo é baseado na jornada da compra, que identifica ou segmenta a persona pelos seguintes níveis de consciência: inconsciente, consciente do problema, consciente da solução, consciente do produto e totalmente consciente.
Significa que você vai direcionar sua comunicação de acordo com o estágio de consciência que a pessoa estiver.
Assim, deve-se identificar o seguinte:
– Inconsciente é aquela pessoa que não está preocupada porque nada aconteceu ainda para lhe causar tal sentimento.
– Consciente do problema é quando algo ocorre e a pessoa passa a se preocupar porque o problema se tornou concreto.
– Consciente da solução é quando a pessoa, para ter ajuda que precisa, busca informações e percebe que existem meios para solucionar seu problema
– Consciente do produto é que nessa busca, entre outras oportunidades, encontra sua solução e se interessa por ela
–Totalmente consciente é a situação que ao demonstrar interesse por sua solução, a pessoa fica convencida que ela resolverá seu problema e, uma vez estabelecida uma comunicação assertiva através de email, ou outro meio, resolve comprar seu produto ou serviço.
Os dados demográficos são importantes, mas conhecer com mais profundidade seu público-alvo, criando uma personalização do seu cliente ideal, conhecendo o que sente e entendendo o que pensa, e as situações em que vive, você terá de forma mais clara uma persona para chamar de sua.
Conclusão
O exercício de busca do cliente ideal é algo que nunca termina.
Sempre precisará acompanhar os problemas e necessidades, como também os sentimentos dos seus potenciais compradores e também de clientes, para poder refinar sua comunicação.
Desse modo, focando na descoberta de problemas da sua persona e lacunas existentes no seu nicho de mercado, será possível criar produtos e serviços que atendam necessidades e que permitam realizar desejos.
Caso tenha gostado deste artigo, comente e dê sugestões, pois ele foi escrito para te ajudar ainda mais na construção do seu empreendimento digital de sucesso.