COMO IDENTIFICAR E DEFINIR SEU PÚBLICO-ALVO

No artigo anterior sobre QUAL NICHO DE MERCADO ESCOLHER PARA COMEÇAR A EMPREENDER NA INTERNET?, tratamos sobre um dos 3 pilares para estruturar um negócio online, agora seguiremos falando a respeito do segundo pilar, o público-alvo.

Caso não tenha lido sobre a escolha do nicho de mercado, recomendo fortemente que acesse o link acima e leia o conteúdo para compreender melhor como se começa a estruturar um empreendimento na internet.

Definir um público-alvo é uma das práticas mais importantes na construção de negócios, seja ele qual for, pois sempre vai precisar passar por pelo menos algumas das etapas a seguir para definir para quem deseja oferecer uma solução.

CONSTRUA RELACIONAMENTOS, POR ISSO GERE MUITO VALOR SEU PÚBLICO-ALVO E VENDA DEPOIS

Neste artigo vamos mostrar, através de alguns passos, como você pode definir o público-alvo. 

Mostraremos alguns dos princípios básicos, mas também incluiremos algumas etapas mais avançadas para garantir que você esteja na busca pelas pessoas exatas que permitirão construir seu negócio digital.

Para quem está começando a empreender e desejando construir sua presença na internet, se quiser ter bons resultados deve observar 3 coisas:

  • PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE

Primeiro estabeleça uma conexão com o público que pretende servir, contando histórias e criando empatia ao falar dos desafios que enfrentou, sobre como se sentiu e soluções que encontrou, utilizando seus canais online.

Depois, comece a pesquisar sobre as dores, desejos e dúvidas do seu cliente em potencial, para falar a mesma linguagem que ele.

Para tanto, leia comentários em blogs e sites de venda de infoprodutos (ex. Amazon), fóruns e redes sociais, bem como em monitoramento em grupos de interesses em comunidades na internet.

E é nesse momento que aspirantes a empreendedores cometem um grande erro, de não priorizar essa etapa e adiar fazer essa pesquisa, 

Entenda que saber com clareza para quem dirigir sua comunicação, evitará que tenha dificuldades para vender.

  • OFEREÇA O QUE SEU PÚBLICO-ALVO PROCURA

Depois de identificar o público que pretende alcançar, pesquise bastante sobre suas dores, dúvidas e desejos.

Estabeleça uma comunicação assertiva e crie uma oferta irresistível, para atender as necessidades deles, através de páginas e sites na internet ou sequências de e-mails, além de outros canais que entender interessantes para o seu momento. 

  • FAÇA TESTES PARA ACERTAR NO ALVO

É fundamental fazer continuamente testes e conhecer cada vez mais um público comprador.

Isso requer melhorar a forma de atrair as pessoas certas para o seu negócio e aumentar cada vez mais a conversão, ou seja, transformar esse grupo de pessoas interessadas em clientes. 

Na vida, e também nos negócios, quando você ajuda outras pessoas a alcançar seus objetivos, é muito provável que elas o ajudem a alcançar os seus. 

AVANÇANDO MAIS NA DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Já deu para para ver como é importante entender a pessoa que vai comprar de você, mas é preciso  ir além, para tanto observe as seguintes etapas:

1 – Identifique e conheça bem a pessoa para quem deseja vender

Existem etapas ao longo do caminho que irão ajudar você a realizar vendas e isso passa por conhecer melhor seu público-alvo.

Ao longo dessa jornada encontrará pessoas que determinarão se e quando será possível você avançar no seu negócio, no caso, oferecer um produto ou serviço que resolva uma necessidade que ela possui.

2 – Trace um perfil completo dessa pessoa

Crie uma descrição completa da pessoa, saiba que profissionais de marketing e líderes de negócios fazem isso o tempo todo com seus clientes. 

Reúna informações abrangentes sobre seu cliente ideal para criar um perfil detalhado e o mais específico possível. 

Coloque em um papel ou em um documento eletrônico, pode ser também em uma planilha, a descrição completa da sua persona, que nada mais é que a representação fictícia do cliente ideal. Destacando coisas como:

  • Nome
  • Faixa etária
  • Gênero
  • Profissão
  • Hobbies
  • O que vê, ouve, lê e sente

Aprofunde e descubra sobre as tarefas diárias que a pessoa realiza em seu trabalho e o que ele faz nos finais de semana com a família e amigos. 

Isso lhe será revelado fazendo uma pesquisa sobre dados reais relacionados a comportamento, além de características demográficas.

Procure descobrir o que preocupa seu cliente ideal, os desafios que enfrenta, as necessidades que deseja ardentemente resolver.

Quanto mais detalhes você puder incluir, mais fácil será para você direcionar essa pessoa ao implementar sua estratégia de negócio. 

3 – Descubra o que motiva essa Pessoa

Conforme você constrói o perfil do seu público-alvo, ou em um nível mais profundo, a sua persona, você entrará na cabeça dele e descobrirá suas motivações, tanto aquelas relacionadas com o seu perfil pessoal, como também profissional. 

Isso é importante porque quando você sabe quais são as motivações dessa pessoa, você pode ajudá-la a atingir seus objetivos como uma forma de atingir seus próprios resultados, pois você recebe na proporção do que dá. 

A motivação do seu cliente deve auxiliar no crescimento do seu negócio, o que significa mais vendas e mais lucro. 

Se você puder ajudar seu cliente a atingir objetivos, ele ficará feliz em pagar por seus produtos e serviços, o que o ampliará seus resultados.

Descubra as motivações do seu público-alvo e a partir daí você poderá identificar mais oportunidades de negócios e oferecer novas soluções, ampliando seu posicionamento no mercado.

4 – Saiba como ajudar seu cliente em potencial

Depois de saber o que motiva o seu público-alvo, é hora de formular maneiras de ajudá-lo a atingir seus objetivos, possibilitando a si mesmo atingir seus próprios resultados.

Você pode fazer isso sozinho, mas outra maneira de encontrar oportunidades é consultando seu público-alvo, conversando com ele, solicitando sua opinião, criando engajamento, em uma troca contínua, através de perguntas e fazendo ele agir.

5 – Crie um plano de ação

Monte um plano de ação para aproveitar as oportunidades e alcançar os resultados.

Veja como os outros empreendedores fizeram as coisas antes de você, visitando seus canais de interação com a audiência deles. 

Não há razão para começar do zero, basta que procure exemplos de estratégias dos seus concorrentes, modelando as boas coisas que fizeram e encurtando o caminho para realizar vendas. 

Veja se há espaço para melhorias e, em seguida, comece a dar cada passo para alcançar os resultados desejados.

CONCLUSÃO

Conhecer o público que deseja atingir é um movimento importante que dará na construção do seu negócio.

Escolhendo o nicho de mercado e conhecendo bem para quem deseja oferecer uma solução que resolva o determinado problema, o próximo pilar é criar o produto que vai ajudar seu potencial cliente a suprir uma necessidade.

No próximo artigo vamos falar do produto, o terceiro pilar de estruturação de um negócio digital.

Se gostou desse artigo comente e dê suas sugestões.

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