COMO CRIAR UM PRODUTO DE TRANSFORMAÇÃO PARA O SEU NEGÓCIO ONLINE

Já vimos em artigos anteriores sobre qual nicho de mercado escolher e sobre como identificar o seu público-alvo, que corresponde aos primeiro e segundo pilares necessários para estruturar um negócio digital.

Vamos falar agora do terceiro pilar, o produto, que vai ajudar a solucionar uma necessidade do grupo de pessoas que fazem parte do segmento de mercado que vai atuar.

Inicialmente, cabe salientar que a criação de um produto vem depois de se fazer uma pesquisa aprofundada sobre as dores, desejos e dúvidas de pessoas que procuram uma solução, que atenda suas expectativas e necessidades.

No ambiente digital o que tem se destacado é a indústria do conhecimento, cuja atividade é empacotar um assunto que alguém domina e que seja vendido através da internet.

O resultado dessa atividade é a produção de infoprodutos, que nada mais é um produto de informação, que tem dois tipos: um apenas oferece um estudo sobre um determinado tema de interesse ou conta uma história e o outro é criado para causar uma transformação.

Este último, basicamente, é o que leva uma pessoa de um ponto A até o ponto B e esse produto é o foco deste artigo, pois é o que tem proporcionado o crescimento exponencial de negócios digitais.

É importante destacar que o essencial desse produto é que ele cause uma transformação, ou seja, leve o cliente do estado que ele se encontra até onde ele deseja chegar.

O QUE É NECESSÁRIO PARA CRIAR UM PRODUTO DE TRANSFORMAÇÃO?

  • Ele tem que resolver uma dor, uma necessidade ou esclarecer a melhor maneira de fazer algo
  • Ele mostra um atalho para que chegue mais rápido ao resultado desejado
  • Dá um passo a passo para que o cliente realize por conta própria, portanto, oferece um método eficaz e prático
  • Economiza tempo e dinheiro do cliente e pode ser consumido de forma imediata assim que é realizada a compra.
  • Permite uma boa experiência e deixa o cliente satisfeito.

TIPOS DE PRODUTOS

O tipo do produto diz respeito, quase sempre, ao formato de como ele será entregue, levando-se em conta a solução que se pretende oferecer

Veja a seguir uma relação de infoprodutos: 

  1. Ebook
  2. Cursos online
  3. Recorrência
  4. Mentoria
  5. Consultoria
  6. Lives
  7. Workshops
  8. Webinários
  9. Planilhas
  10. Checklists
  11. Grupos de desafios em canais de contato direto (ex. Whatsapp, Telegram)
  12. Comunidades fechadas (Grupo secretos no Facebook, Área de Membros, Clube)
  13. Aplicativos

Esta lista não pretende esgotar as possibilidades, além do fato que novos formatos podem surgir no futuro.

QUAIS INFOPRODUTOS CRIAR?

Agora que você entende melhor o que é um infoproduto, vamos ver qual deles se adequa ao seu modelo de negócio.

Antes de chegar à comparação entre todos os tipos de produtos de informação, reserve um tempo para se fazer as seguintes perguntas para cada requisito a considerar:

⇒Quanto de Tempo e Esforço Irá Utilizar

Quanto tempo você dispõe para trabalhar nele? E quanto esforço vai empregar?

Uma Live requer menos tempo do que um curso online completo.

⇒Periodicidade

Você deseja criar e entregar de uma só vez ou com liberação em módulos e programada?

Ou pretende criar e entregar conteúdo ao vivo regularmente, em dias e horários previamente marcados?

Um livro digital pode gerar receita passiva quando publicado, enquanto um produto de assinaturas requer entrega com regularidade para manter uma receita recorrente.

Um aplicativo necessita de atualizações de tempos em tempos para corresponder ao avanço da tecnologia.

​⇒Faturamento

Quanto quer ser pago de acordo com o esforço empregado e recursos utilizados? 

O preço está de acordo com o que é praticado no nicho de mercado que escolheu?

Você prefere vender mais com um ticket baixo (preço menor) ou vender menos, porém com um ticket mais alto?

Mesmo que você esteja apresentando o mesmo processo e ferramentas, saiba que o valor percebido de um curso online é maior do que o de um ebook.

​⇒Expertise ou Autoridade

Quanto conhecimento e experiência você tem no assunto?

Você faria uma parceria com outros especialistas em uma coprodução?

Se sua experiência em um assunto amplo for limitada, você pode oferecer apenas um webinário ou um ebook simples com um objetivo mais específico.

Você pode entrar em contato com outros especialistas para criar produtos mais completos, como encontros virtuais em dias corridos ou cursos online.

​⇒Público

O que seu público está procurando?

O que eles já estão buscando e comprando?

Se o seu público for de pessoas um pouco acima do peso, elas podem não estar interessadas ​​em um site de membros com dieta muito restritiva, mas gostariam de ter um ebook com receitas práticas para manter uma alimentação de baixa caloria.

​⇒Habilidades com Tecnologia

Quantas ferramentas você domina?

Você tem disposição para aprender novas habilidades utilizando a tecnologia?

FORMAS DISTINTAS DE ENTREGA E TIPOS DE INFOPRODUTOS 

Por exemplo, você pode criar um curso online apenas por e-mail, pode também usar uma plataforma de vendas ou rede social e postar vídeos com aulas.

QUER SABER COMO OFERECER O PRODUTO CERTO PARA A PESSOA CERTA?

Primeiro que tudo você deve perguntar para as pessoas, isso mesmo, elas dirão o que precisam, as necessidades que possuem e as dificuldades para encontrar algo que resolva seus problemas.

E uma boa maneira de fazer isso é fazendo pesquisas, que podem ser realizadas utilizando ferramentas específicas, como o Google Forms ou a já bem conhecida Survey Monkey.

Quer saber mais? Leia comentários em blogs, no YouTube, portais e participe de grupos de discussão sobre o nicho que deseja atuar.

Uma boa recomendação é começar com um único produto e a medida que dominar as estratégias de vendas que utilizar, no caso o marketing, construa uma esteira de produtos.

Você pode começar oferecendo conteúdo gratuito nos seus canais na internet, gerando muito valor e depois cria um produto de entrada com ticket baixo, mais simples e fácil de vender, a exemplo de um ebook, que resolva de forma prática uma necessidade do seu potencial cliente.

Depois você pode criar mais produtos, que tenham conteúdos mais profundos e um modo de entrega que vai além de seu cliente fazer sozinho, como mentorias e imersões.

Se alguém comprou um produto seu, gostou do que recebeu e obteve resultados, tenderá a adquirir outros produtos que ofereça em razão de te conhecer e confiar em você.

RECOMENDAÇÕES ESPERTAS

Quando pensar em criar produtos, lembre sempre de que eles devem oferecer soluções específicas para problemas específicos e que sejam simples ou práticos de implementar, como um passo a passo.

A partir de um produto podem ser criados outros de uma maneira mais detalhada e com acompanhamento exclusivo, portanto com formatos diferentes e com mais profundidade.

Para que tenha mais lucro não precisará criar mais produtos, desde que o seu produto seja diferenciado e seu negócio tenha uma proposta única de valor, com benefícios claros, específicos e objetive uma transformação.

Certifique-se que tem verdadeira paixão pelo que produz, que terá condições de se dedicar em ajudar seu público-alvo da melhor forma que puder.

Para ter sucesso como empreendedor digital deverá combinar 3 coisas: possuir habilidade, ter grande paixão pelo assunto e pessoas muito interessadas no que tem a oferecer. 

Em um outro artigo trataremos sobre como ter resultados na indústria do conhecimento e ter sucesso na venda de produtos utilizando a internet.

E então, gostou deste artigo? Comente ou deixe uma sugestão.

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