GERANDO RENDA TRABALHANDO EM CASA

Nesse momento que vivemos as pessoas foram forçadas a pensar em novas maneiras de criar fontes de renda trabalhando em casa.

Desde a crise de 2008 muita gente tem procurado inovar e desenvolver outras atividades diferentes das que já estavam acostumadas.

Ter uma atividade no online era, até um certo tempo atrás, para desbravadores, porque o mercado em terras tupiniquins estava dando os seus primeiros passos.

Tem gente que costuma dizer que na década passada tudo na internet era mato no Brasil.

E o Cenário Começou a Mudar

A partir de 2010 isso começou a mudar por aqui, muita gente teve a visão que a internet seria o caminho para promissores negócios e acertou quem apostou nisso.

Hoje já existe muita gente vivendo do digital e a tendência, depois que a pandemia passar, será parte definitiva do novo cenário mundial.

Desde que a crise se instalou, seja por aqui ou em outros países, vislumbrou-se alternativas ao trabalho tradicional.

Surgiram oportunidades para quem estava sem trabalhar, a exemplo do serviço de transporte de passageiros por aplicativo.

As Oportunidades Surgiram

A Uber e empresas similares, deram um novo alento para quem estava há muito tempo sem emprego.

Empreender estava na lista dessas oportunidades, principalmente para quem estava sem ocupação e nutria um desejo de ser dono do próprio nariz e faturar mais.

E o ambiente online, sem dúvida, foi o elemento propulsor de surgimento de novos negócios.

Como a mudança que ocorreu para donos de restaurantes, bares e lanchonetes.

Estes se viram obrigados a mudar o modelo do seu negócio e priorizar a entrega no sistema delivery para não fechar as portas e quem saiu na frente se deu bem e conseguiu manter as vendas.

Mais uma vez a internet, as redes sociais e os serviços de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo, favoreceram essa forma de fornecer produtos e serviços.

Mas e agora? O que ocorrerá daqui em diante?

O que é certo, e que todos concordam, nenhum negócio pode deixar de estar inserido neste contexto de utilizar a rede mundial de computadores, mídias sociais e listas de transmissão para aumentar a interação com os clientes e alavancar seu faturamento 

E ao se descobrir que qualquer pessoa pode desenvolver uma atividade a partir da sua própria casa, não necessitando para isso de grandes recursos, tudo ficou mais fácil para quem estava disposto a mudar.

Pois bem, trabalhar online pode deixar de ser apenas uma alternativa para quem se viu de uma hora para outra sem renda, mas se tornar a principal forma de ganhar dinheiro.

O Desafio de Escolher Criar uma Fonte de Renda Trabalhando em Casa

É bem verdade que trabalhar em casa pode ser desafiador, porque requer comprometimento, muita disciplina e foco.

Por outro lado, melhora a qualidade de vida, pois com a devida organização, desenvolver uma atividade no conforto e segurança do lar, junto a família, é gratificante e libertador.

Sim, é fato, existe mais  liberdade, economiza-se tempo, permite-se escolhas, inclusive para fazer as coisas que mais se gosta. 

Evidentemente que é preciso evitar ser dominado pelas tentações e distrações, para assegurar a produtividade no trabalho online.

Mas esta experiência tem sido muito atrativa, pois adotando alguns processos e boas atitudes, como bons hábitos e uma rotina voltada para uma melhor performance, dá para ser produtivo e ainda viver com qualidade.

Agora, sabe-se que qualquer pessoa pode decidir por exercer um ofício remotamente.

E melhor, sem ter que se deslocar todos os dias para ir e voltar de um local específico para trabalhar, então, vamos tratar de como fazer isso na prática.

Pois bem, existem 3 maneiras de trabalhar online, que vou destacar aqui, para dar como exemplos:

>>Realizar a atividade que já exercia no offline em sistema home office

>>Oferecer serviços profissionais através de plataformas de intermediação

>>Empreender e desenvolver um negócio digital.

Depois da pandemia, seguramente, muitas empresas, a depender do modelo do negócio, irão priorizar a manutenção de seus colaboradores no sistema home office.

Principalmente por que testaram que essa alternativa é bem interessante, principalmente pela redução de custos fixos.

Além da existência de aplicativos voltados para auxiliar no trabalho remoto, que permitem compartilhamento de tarefas, controle e acompanhamento em tempo real.

Constatou-se, também, que houve um aumento na demanda da procura por profissionais freelancers, que trabalham no regime de contratação por projeto.

Trabalhar por Conta Própria em Casa como Freelancer

Isso é possível através de sites que permitem uma interação fluida entre quem busca o serviço e quem o oferece, por um custo razoavelmente acessível.

E para quem já pretendia começar um negócio no digital, era o empurrãozinho que faltava.

Várias pessoas despertaram para essa possibilidade de utilizar uma habilidade para ajudar a solucionar desejos e necessidades em vários nichos de mercado, utilizando a internet como meio para oferecimento de um produto ou serviço.

Na verdade, todas essas oportunidades já existiam há bastante tempo, mas diante do que vive o mundo atualmente, apenas acelerou o processo para que as pessoas despertassem para essa nova realidade.

E quais áreas estão em alta para quem deseja trabalhar online?

O Portal G1 consultou várias plataformas de intermediação de contratação de profissionais freelancers, que fizeram um levantamento das atividades que tiveram um aumento na demanda de interessados em contratar serviços de autônomos.

Destacam-se o aumento na procura por serviços nas áreas de design, tecnologia, marketing e audiovisual.

Todavia, são diversas oportunidades, para consultores, treinadores, professores, fotógrafos, videomakers, gestores de mídias sociais, desenvolvedores de softwares, designers gráficos, redatores e copywriters.

E a lista segue com especialistas em e-mail marketing, assistentes virtuais, analistas de SEO, gestores de tráfego, atendentes para suporte e atendimento ao cliente e tradutores.

E mais, houve um aumento significativo por profissionais que ensinam a tocar instrumentos musicais, a fazer tricô, a dançar, a cozinhar, idiomas e até adestrar cães.

E ainda tem uma infinidade de serviços nas mais variadas categorias, é só entrar e consultar nas plataformas, no final deste artigo verá a relação de algumas delas.

Mas, lembre-se, se deseja trabalhar utilizando a internet e se for na sua casa, reserve um lugar especialmente para desenvolver sua atividade.

De preferência utilizando mobiliário ergonômico, porque é bom ter independência, porém é imprescindível dedicar atenção à sua saúde.

O ideal é saber destinar blocos de tempo, priorizando a qualidade deles e específicos para cada área da sua vida: profissional, pessoal, bem-estar, espiritual e finanças.

Adaptação é a palavra de ordem, quem fizer isso ampliará para si as possibilidades de se ajustar ao novo normal no desenvolvimento de uma atividade remunerada.

Oportunidades existem, saiba aproveitá-las!

Veja a seguir alguns portais de intermediação de serviços profissionais autônomos:

99Freelas

Get Ninjas

Workana

VintePila

Fiverr

Gostou do artigo? Deixe um comentário, vou adorar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *