4 GRANDES MOTIVADORES PARA INOVAÇÃO QUE INFLUENCIAM O EMPREENDEDORISMO
1 de fevereiro de 2019
Inovação é uma palavra muito utilizada nos últimos tempos, acredito que por conta das transformações aceleradas que ocorreram em tão poucos anos, principalmente quando se fala em novas tecnologias que chegaram para mudar o mundo que hoje conhecemos e vivemos.
Foi da leitura do livro Abundância, escrito por Peter H. Diamandis e Steven Kotler, que recomendo, que conheci uma visão mais otimista sobre o futuro da humanidade.
Os autores ao tratar sobre o tema de como acelerar ainda mais as mudanças revolucionárias por eles apresentadas, que estão em curso e transformando vidas, me trouxe a ideia de falar das motivações que promovem a inovação e, consequentemente, desenvolvimento crescente de inúmeros negócios.
Os 4 Grandes Motivadores para a Inovação
Segundo eles, existem 4 grandes motivadores para a inovação: a curiosidade, o medo, desejo de criar riqueza e, por fim, o desejo de dar um sentido, potencializados pelo prêmio de incentivo, mas esse já é outro tema que pode ser aprofundado no conteúdo do livro.
Uma das características que se identifica em um empreendedor é o perfil inovador, como já tinha falado em artigo neste blog, que trata das diferenças entre empreendedor e empresário.
Os motivadores da inovação, portanto, estão presentes quando se descreve as principais características de um empreendedor, porque tudo de novo que tem acontecido para melhorar a vida no planeta terra, tem esses causadores de mudança presentes.
Transportando estes motivadores para a realidade de quem quer empreender, seria interessante fazer uma autoanálise e tentar perceber tais características em si mesmo, caso seja esse seu desejo, ter seu próprio negócio.
Por achar interessante trazer esse tema para a realidade nossa de cada dia, vou tentar traçar um paralelo deles com a atividade de um empreendedor.
Começo com o primeiro motivador, a curiosidade, que faz o empreendedor ter interesse e observar uma necessidade, uma demanda reprimida, algo que falta em um determinado nicho de mercado.
A partir dessa observação e constatação de uma lacuna, surge uma ideia para solucionar o problema ou fazer a coisa de um modo diferente, que dê uma melhor funcionalidade ao que já existe, reduzindo custo, aumentando produtividade e por aí vai.
Já o medo é a consciência da dimensão do risco da mudança proposta. Para o empreendedor, mesmo estando alerta do perigo, ele não faz disso uma barreira e segue adiante.
Quem empreende conhece a existência desse temor, sabe que ele é necessário para que busque atitudes que afaste o fantasma do fracasso, mas entende que é mais forte o impulso gerado pela ideia inicial, de que ela é boa e que se concretizará, pois acredita nela.
O desejo de criar riqueza, por sua vez, implica saber que recursos financeiros são propulsores e aceleradores dos projetos que se deseja implementar.
Permite também que outros recursos sejam adicionados, principalmente para desenvolvimento e execução das etapas fundamentais para que o negócio seja sustentável.
E, por fim, o quarto motivador, que tem se tornado uma das características do empreendedor nos tempos atuais, o desejo de dar um sentido. De identificar a força de quanto é importante fazer o que se quer fazer.
Ter um propósito, faz toda a diferença. É saber claramente quanto é relevante o seu empreendimento e a sua criação, porque gera valor para a comunidade.
Quando reunidos esses motivadores em um mesmo realizador e desenvolvedor de projetos, é estabelecido um ambiente extremamente favorável para a criatividade.
A Jornada do Empreendedor Criativo
Iniciada a criação, a partir do anseio de expressar um conhecimento e do desejo de realização, se administra o risco, forma-se a compreensão de até onde é possível ir e de que o objetivo é alcançável, mesmo que na jornada ocorram percalços ou sejam enfrentados enormes desafios.
Estimulado pelos motivadores da mudança, o empreendedor promove ações que permitem atrair os recursos necessários que ajudam a ir além do que inicialmente almejava e realizando o propósito tão buscado com o resultado da jornada
O surgimento de um negócio vem inicialmente de uma ideia. Essa ideia nasce da observação do empreendedor, da sua visão ampliada sobre um terreno fértil, quando descobre que pode, com sua habilidade única, transformar ou implementar algo que tenha impacto no mundo.
A percepção aguçada por crenças, algumas vezes por influência interna, ou seja, da própria mente, somado ao possível descrédito alheio, sendo esta uma influência externa, de que sua ideia pode não dar certo, pode manifestar no empreendedor a consciência de um alerta de perigo
Contudo, os desejos de criação e de mudança, tornam-se inabaláveis, quando vislumbra o que sua ideia pode impactar em termos de melhoria na vida das pessoas.
E o desejo de riqueza não está apenas no fato de ganhar muito dinheiro, quando provada que a ideia é revolucionária ou que é, no mínimo, diferenciada. Mas pode ter uma conotação vinculada à abundância de outros recursos, como tempo, liberdade, qualidade de vida.
E se alguém tem o sonho de empreender, muitas vezes é motivado pelo fato de deixar um legado para os que ama e para o mundo.
Daí ter um sentido para ter um negócio que melhore a vida das pessoas e solucione problemas, dores, necessidades e atenda desejos, dará para o empreendedor um propósito que vai além de apenas faturar muito e ser rico.
E em tempo de encurtamento de distâncias, alterações significativas no comportamento de consumidores, com o uso massivo de tecnologias disruptivas e da internet, o cenário para o futuro é bem alentador, mesmo diante de tantas previsões pessimistas.
Conclusão
Empreender vale muito a pena, porque cada pessoa que coloca sua habilidade única a serviço da melhoria da humanidade, proporciona abundância para si e para os outros. Transforma sua atividade em um propulsor de mudanças e acelerador de riquezas.
Sabe-se do potencial de escalabidade que tem a internet. Imagine utilizar essa rede global para levar sua ideia para um número imenso de pessoas.
E mais, poder empreender de qualquer lugar, no tempo que entender necessário e gerando riqueza que proporcione uma vida extraordinária para você e para outras pessoas, fazendo a diferença no mundo.
Pense nisso. Melhor ainda, responda a seguinte pergunta: Quais os seus motivadores para empreender e que dão um sentido maior para sua vida?