6 FORMAS DE VOCÊ ESTABELECER SUA PRESENÇA DIGITAL

Um tema de grande importância é estabelecer presença digital e estar mais perto de pessoas interessadas no seu negócio.

Alguns anos atrás, com a popularização dos computadores de uso pessoal, existia uma preocupação muito grande quanto à inclusão digital para criar renda e diminuir a desigualdade social.

Hoje o que vemos é o acesso cada vez mais crescente e fácil do uso da tecnologia para se conectar através da internet, mas já há algum tempo o computador deixou de ser protagonista.

Mais e mais pessoas possuem um dispositivo na mão que permite essa conexão e mobilidade como nunca antes visto, o nosso bom e velho conhecido smartphone.

Telefones inteligentes, cada vez mais sofisticados em termos de recursos, possibilitando que pessoas se relacionem, transacionem de diversas formas, em qualquer lugar que estejam, não importando a distância.

Por isso, vemos que existe uma tendência que deve ser observada para quem quer empreender nos próximos anos, direcionando suas ações para essa parcela cada vez maior de usuários de dispositivos móveis.

A Importância de Implementar a Presença Digital

Não se deve perder sequer um segundo em decidir e implementar uma presença digital, para que possa estabelecer uma comunicação e um duradouro relacionamento com seu público-alvo ou cliente.

Presença digital é realizar ações direcionadas para fortalecimento de uma marca, posicionamento do negócio na internet e estabelecimento permanente de uma conexão direta com as pessoas.

3 maneiras de divulgação para seu negócio no ambiente online

É importante saber que existem 3 maneiras de se divulgar sua marca, negócio e ampliar sua comunicação com seu público-alvo:

– Produzindo por conta própria seu conteúdo nos seus canais na internet

– Fazendo anúncios nas mídias sociais e nas plataformas de busca

– Estimulando o engajamento da sua audiência, que espontaneamente recomendará seu negócio, serviço e produtos.

Neste artigo colocamos algumas sugestões para o empreendedor que ainda não está circulando pelas espaço virtual, trabalhando seu posicionamento e se fazendo presente na cabeça de consumidores ou potenciais clientes:

6 formas de você estabelecer sua presença digital 

  1. Tenha um site ou blog

Possuir um lugar só seu na internet, é estar certo que poderá disponibilizar conteúdo sem a interferência de quem quer que seja. As regras serão estabelecidas por você.

  1. Crie perfis em redes sociais

É onde as pessoas estão, não se pode atrair a atenção de ninguém se não estiver se comunicando com elas através destas mídias. Mas é bom estar atento às políticas destas plataformas.

  1. Construa uma lista de contatos, de e-mail ou no WhatsApp

Tão importante quanto ter um site ou blog como algo só seu, são as listas de contatos, com elas seu poder de escalabilidade na internet dá um salto não somente quantitativo, mas também qualitativo.

É uma forma mais personalizada de se relacionar com sua audiência.

  1. Utilize ao seu favor a automação

Através de disparos de mensagens automáticas e programadas, como, por exemplo, serviços de e-mail marketing ou utilizando os robôs do Messenger.

Você precisa ter tempo para se dedicar ao estratégico do seu negócio, portanto, sistemas de automação são uma mão na roda na hora de você programar e fornecer sempre conteúdo de valor para sua audiência, manter o relacionamento e poder se concentrar mais na criação de produtos e no que pode alavancar seu faturamento.

  1. Acompanhe o que acontece nos seus espaços virtuais

Monitore comentários, compartilhamentos, curtidas, perguntas, responda dúvidas da sua audiência, interagindo de alguma forma com ela.

  1. Gerencie e verifique o desempenho de cada canal

Para saber como melhorar sua comunicação e os conteúdos que você disponibiliza, para que atenda o que sua audiência realmente precisa.

Estratégias para sua presença digital ser eficiente 

Cada canal de comunicação com sua audiência tem um formato ideal que precisa ser observado. Nem sempre o conteúdo em uma determinada rede social terá o mesmo impacto com sua audiência que em outra mídia.

Pense sempre em melhorar a partir da verificação permanente do desempenho de cada postagem ou anúncio, analisando métricas relativas à conversão, envolvimento e engajamento.

E o bacana é que todas essas mídias fornecem todas essas informações para que você possa tornar sua comunicação mais assertiva e eficaz.

E claro, tão importante quanto as outras estratégias, é a regularidade no fornecimento de conteúdo de valor.

A consistência manterá sua audiência atenta ao que virá no futuro.

O que está esperando? Comece já a estruturar sua presença digital.

Sobre criação de conteúdo leia artigo neste blog sobre Marketing de Conteúdo.

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