8 PASSOS PARA CONSOLIDAR SEU NEGÓCIO DIGITAL EM DOMÍNIO PRÓPRIO
8 de março de 2019
A importância de ter um domínio próprio, algo que você não dependa de terceiros.
Em artigos publicados nesse blog falei sobre a importância de se estabelecer uma presença digital.
Também afirmei que é possível iniciar um negócio online do absoluto zero, sem precisar ter um site ou blog.
Contudo, é evidente que, com o passar do tempo, se faz necessário o investimento em recursos que dê solidez ao seu empreendimento digital.
Para tanto, deverá ter seu próprio espaço na internet para trabalhar com independência.
Essas afirmações são verdadeiras, bem como é uma realidade a facilidade de se obter meios para se tornar um empreendedor digital nos tempos atuais.
É possível que você já tenha constatado este fato e que pode ser confirmado pelo sucesso de vários players que já estão atuando nesse mercado há alguns anos. Certamente alguns deles você já acompanha. Sim, eles começaram com recursos mínimos e cresceram ao longo da jornada.
Caso já saiba que nicho atuar, já tenha definido seu público-alvo, feito o plano de ação para estruturação do seu modelo de negócio e tenha estabelecido sua presença em diversos canais na internet, o próximo passo é consolidar tudo isso em terreno próprio.
E o que quero dizer com isso?
É afirmar que você pode começar sua presença digital criando seus perfis nas redes sociais, ter um canal no YouTube, com ações que podem ser realizadas de imediato e sem qualquer custo, mas que são feitas em plataformas que pertencem a terceiros.
Contudo, estes canais são muito importantes para atrair seu público-alvo, seja para conhecer seu conteúdo ou para ter acesso aos produtos e serviços que disponibiliza através da internet.
Produtos e serviços criados para solucionar problemas destas pessoas específicas, cujas necessidades foram identificadas em suas pesquisas nas ferramentas de busca, que já mencionei em um post aqui no blog.
Este alerta é necessário e explico o motivo: porque a qualquer momento uma rede social pode deixar de existir e você, de uma hora para outra, perderá seus seguidores e fãs que te acompanham e que poderiam ser seus futuros clientes.
Portanto, é de fundamental importância criar um ambiente online e condições para ter estas pessoas em uma lista que seja sua e que você possa se relacionar com elas sem interferência de quem quer que seja.
Mas como Fazer para Ter o Domínio Próprio?
Em primeiro lugar você terá que possuir uma página na internet para cadastrar as pessoas que se interessarem por seus conteúdos e que serão seus potenciais compradores.
Também deverá criar uma recompensa digital, que poderá ser um e-book, um vídeo ou um infográfico, que você entregará como presente para quem resolveu se cadastrar na sua lista, que será composta por e-mails e também pelo número de um telefone, para que possa se comunicar através do WhatsApp.
Todavia, para que possua uma pagina na internet, você precisará de um domínio ou URL para sua marca, que nada mais é o endereço eletrônico através do qual seu site será encontrado na Web.
E o que Precisa Fazer para Escolher seu Endereço na Rede Mundial de Computadores?
Terá que definir sua marca, escolher um bom nome, que seja de preferência curto e objetivo, e, por fim, adquirir este domínio, caso esteja disponível, em um órgão ou empresa especializada.
Calma, é muito simples, no Brasil temos a Registro.br, na qual você pode adquirir seu domínio com a terminação .com.br.
Para adquirir com terminação .com, você tanto pode utilizar os serviços de empresas brasileiras como também sediadas no exterior, alguns exemplos são UOL e GoDaddy, respectivamente.
Existem outras terminações para uso específico, que dependem da atividade que se desenvolve. Elas são comumente chamadas de extensões.
Estas extensões de domínios representam, no caso das nacionais, o comércio em geral, pessoas jurídicas diversas, profissionais liberais, pessoas físicas e até cidades.
Sendo internacionais, seja para pessoas físicas ou jurídicas, você pode utilizar .com, .net, .org, .info, .media, .biz e ainda tem extensões novas como, por exemplo, .club, .life, .news, entre outras.
Inclusive, você pode adquirir as extensões, tanto nacional como internacional, para que sua marca fique exclusiva e global.
Foi o que fiz para a marca do meu blog Movimento Bit. Pois se alguém digitar apenas a extensão .com sem o br, será direcionado para seu endereço de qualquer forma.
A estrutura do endereço eletrônico será sempre assim: www.seudomínio.com.br ou www.seudomínio.com, se for para comércio em geral. Lembrando que poderá utilizar a extensão que melhor se adequar à sua atividade.
Inclusive você poderá ter seu correio eletrônico profissional utilizando sua marca, como por exemplo, contato@seudominio.com.br.
Nem se preocupe com valores, é bem em conta, barato mesmo. O mais importante é pesquisar para saber qual serviço se ajusta à sua necessidade e no quanto pode investir.
Tem domínios que podem ser adquiridos a partir de R$ 15,00 por ano na GoDaddy ou por R$ 40,00 por ano na Registro.br.
E as Páginas, Como Faço?
Sobre a criação de páginas de registro ou cadastro que falei anteriormente, também você pode utilizar serviços gratuitos e também pagos.
Nenhum problema quanto a utilizar serviços de construção de páginas grátis. Contudo, os serviços pagos dão um perfil mais profissional para seu negócio, porque no seu domínio não constará o nome da empresa que oferece o serviço gratuito.
Ainda tem mais um detalhe, para consolidar sua presença digital em terreno próprio, seu site deverá estar hospedado em um servidor, que são computadores com sistemas parrudos que armazenam dados (arquivos e correios) de vários clientes.
Tem empresas que oferecem todos esses serviços conjuntamente. Portanto, vale pesquisar muito e saber qual a melhor forma de adquirir, se tudo junto ou separado. Vai depender do seu perfil, se deseja mais autonomia ou que busca praticidade.
Eu utilizo os serviços da Hostgator para hospedagem dos arquivos do meu blog Movimento Bit. Meus domínios adquiri nas Registro.br, UOL e Names.com.
Já para o blog utilizo o WordPress.org, que é uma plataforma bem conhecida por quem trabalha no mundo digital e uma das mais utilizadas para criação de sites/blogs.
Para criação de páginas de cadastro contratei o serviço na Klickpages, é pago, mas é excelente para quem não domina programação ou não tem qualquer conhecimento sobre o assunto, que é o meu caso.
Só para ficar claro, citei empresas aqui que as quais realmente utilizo os serviços, não possuo afiliação ou qualquer vínculo comercial com elas. No caso de recomendação de algum serviço com recebimento de comissões, tenha certeza que serei transparente quanto a isso.
Bem, esse artigo foi para ajudar você a começar a pensar e agir para consolidar seu negócio digital, seja atuando como afiliado, produtor ou prestador de serviço.
Espero que você já tenha completado as etapas de implementação de seu negócio digital, como a escolha do seu nicho de mercado, a definição do seu público-alvo, a elaboração do seu plano de ação e modelo de negócio e estabelecido sua presença digital.
Os 8 passos para iniciar a consolidação de um negócio digital.
Para te ajudar, relaciono a seguir os 8 passos para que você inicie, o quanto antes, a consolidação do seu empreendimento online.
1º) Crie e adquira um domínio para sua marca
2º) Escolha e contrate um serviço de criação de páginas
3º) Crie uma página de registro ou cadastro
4º) Escolha e contrate um serviço de hospedagem
5º) Crie uma recompensa digital
6º) Crie listas de potencias clientes
7º) Mantenha relacionamento com sua lista
8º) Produza conteúdo de valor e disponibilize gratuitamentee.
Em futuros artigos tratarei de outras etapas que serão fundamentais para que seu negócio digital cresça de forma sustentável, como a criação do seu produto ou estruturação do seu serviço e a disponibilização deles em plataformas de vendas.
Espero que tenha gostado deste conteúdo e que tenha te ajudado de alguma forma. Ele foi produzido com muito carinho. Portanto, se quiser, deixe seu comentário ou sugestão.