60 BONS MOTIVOS PARA EMPREENDER

Será que você já encontrou maneiras de descobrir se tem perfil para empreender?

Quando comecei minha jornada de empreendedora, fui descobrindo aos poucos, através de muita leitura, acompanhando a trajetória de alguns dos meus mentores e empreendedores de sucesso, que eu possuía algumas características que me levavam a alimentar o desejo de empreender.

Cada pessoa tem em si um sonho de realizar alguma coisa, abrir uma empresa, fazer um trabalho social, impactar com uma nova ideia, mesmo quem é colaborador de alguém ou de alguma empresa pode desenvolver esse perfil e crescer na carreira.

Portanto, cada pessoa tem uma razão diferente sobre iniciar um empreendimento, em que área for, seja por conta própria, fazendo parte de uma equipe ou como especialista.

E pelo que pude constatar, todo empreendedor é apaixonado pelo que faz e acha maravilhoso empreender.

Foi com o objetivo de buscar algo para motivar aqueles que estão nessa mesma pegada de querer iniciar um negócio e que estejam já nesse caminho, que fiz uma pesquisa sobre o assunto.

Encontrei 60 razões porque o empreendedorismo é incrível, que estão relacionadas em artigo escrito por Jonathan Long, por colaboração no site www.entrepreneur.com.

Tentei adaptar algumas dessas razões ao modo como entendi e compartilho no sentido de agregar valor e estimular o surgimento de novos negócios.

60 Motivos Porque Empreender é Incrível

1. Você tem controle total sobre o seu destino. Quem dá as ordens é você e suas decisões é que determinam o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Ninguém mais vai atrapalhar sua visão.

2. Empreendedores são inovadores. Todas as novas tecnologias e avanços que surgiram nos últimos anos, foram originadas apenas de uma ideia. Empreendedores é que transformaram essa ideia em algo concreto.

3. Você se torna parte de uma família. Quando se empreende você começa fazer parte de uma comunidade com cultura empreendedora, formada de pessoas dispostas a ajudar com conselhos e com estímulos para seu crescimento.

4. Você controla quem representa sua marca. Você pode reunir um time de colaboradores com ideias semelhantes que compartilham o mesmo impulso e paixão, que se envolve e desempenha um papel importante no seu sucesso

5. Nenhum código de vestimenta. Sendo o dono do negócio, o líder, você pode se vestir como quiser, melhor ainda se estampar em uma peça de roupa a marca da empresa.

6. Você tem a oportunidade de mudar vidas. Ter uma ideia para um produto ou serviço que tenha o potencial de transformar vidas, é um dos mais poderosos combustíveis para seguir adiante, ser imparável.

7. Você tem controle total sobre o seu espaço de trabalho. Você pode ter o ambiente da maneira que mais se adeque a seu perfil, gerando criatividade, liberdade e produtividade, sem ser sufocante.

8. Permite uma experiência única, difícil de duplicar. Nada se compara a injeção de adrenalina como a que você recebe após atingir um objetivo e saber que você trabalhou duro, e do seu jeito, para chegar ao resultado.

9. Você serve como modelo. Como empreendedor, as pessoas vão te admirar. Muitos se espelham em você, parentes, amigos, colaboradores e membros da comunidade. Seu sucesso serve como motivação e inspiração.

10. Você nunca ficará entediado. Há sempre algo para fazer e você provavelmente terá sempre uma longa lista de tarefas para serem realizadas. Todos os dias enfrenta novos desafios e surgem muitas oportunidades para decidir e manter-se firme no seu propósito.

11. Liberdade de viajar. A tecnologia possibilita a gestão remota. A conexão com a Internet permite que tenha a liberdade de viajar enquanto continua a tocar o seu negócio. Percorrer o mundo enquanto lidera uma empresa incrível é uma possibilidade real.

12. Não há barreira de idade. Empreendedores iniciam em qualquer idade, desde muito jovens até aqueles que resolveram mudar de carreira aos 40 ou continuarem na ativa depois dos 60 anos. Criatividade não tem limites.

13. Sua mente sempre será utilizada. Cada decisão única que envolve o seu negócio é de sua responsabilidade, desde a ideia inicial e a construção da marca, até o crescimento e estabelecimento de metas.

14. A satisfação de dizer que você é proprietário de uma empresa. Ser um empreendedor exige muito esforço e trabalho, mas a satisfação em saber que construiu um negócio e dizer: “esta é a minha empresa”, enquanto orgulhosamente mantém a cabeça erguida, é um sentimento incomparável.

15. Livres do cubículo. Empreendedores têm total liberdade para criar, delegar e trabalhar. Não existem locais ou mesas para estarem presos durante todo o dia.

16. Não há atribuição de culpa. Como empreendedor, não existem acusações quando algo dá errado. Sabendo que todas as decisões que se toma diariamente, que afetam diretamente seu negócio, é o melhor tipo de motivação.

17. Você nunca se sente desvalorizado. Se você tem ideias para melhorar o negócio, pode implementá-las imediatamente, não precisa esperar que alguém em uma posição mais alta lhe dê prazo e ouça suas sugestões.

18. Criando algo do nada. Todo negócio começa como uma ideia. Você pode criar um empreendimento a partir do absoluto zero.

19. Oportunidade de fazer algo excelente. Tem uma ideia para tornar algo melhor ou mais eficiente? Faça acontecer!

20. Passe mais tempo com a família. Empreendedores têm a capacidade de ajustar seus horários para estar mais com familiares e caso tenha filhos, pode, por exemplo, frequentar reuniões e atividades da escola.

21. Você recebe conforme o seu esforço. Se você estiver disposto a trabalhar mais do que qualquer outra pessoa, você será recompensado de acordo. Quer experimentar mais crescimento e oportunidades? Simplesmente trabalhe mais.

22. Fornecer oportunidades para os membros da família. Muitos dirão que a mistura de parcerias familiares e empresariais é uma má ideia, todavia isso é um problema menor quando se fala de um relacionamento empregador / empregado.

23. Oportunidade de retribuir. Possuir uma empresa lhe dá a oportunidade de apoiar eventos locais de caridade, escolas e organizações sem fins lucrativos. Ser capaz de fazer a diferença na sua comunidade é algo muito gratificante.

24. Torne-se mais saudável. Um horário flexível permite que você crie uma rotina de exercícios e se dedique a ser saudável. Vá a academia no horário que for melhor para você.

25. Aproveite seus hobbies. Contanto que você tenha cumprido com suas tarefas e dê 100% quando estiver no modo de trabalho, seu tempo livre pode ser gasto fazendo as coisas que você ama. Participando de mais eventos, praticando os esportes que gosta. Ser um empreendedor oferece a você a possibilidade de aproveitar mais seus hobbies. 

26. Você contribui para a e sociedade. Você pode impactar diretamente a sociedade, criando e ofertando um serviço ou produto que as pessoas estão precisando ou desejando para viver melhor.

27. Não necessita mais verificar freneticamente o tempo. Quantas vezes a maioria das pessoas, das 8 às 18 horas, olha o relógio diariamente? Frequentemente.Como empreendedor, seu saldo de gerenciamento de tempo é fundamental. Seu dia termina quando suas tarefas e responsabilidades são atendidas.

28. Você não se reporta a ninguém. Não há patrão para apresentar relatórios e você não precisa receber solicitações sobre comprovações de despesas aprovadas. Se você quiser fazer algo que acredita que ajudará sua empresa, não há burocracia para implementar melhorias.

29. Será um dos maiores desafios que você enfrentará. Liderar uma empresa e os membros da equipe em um caminho de crescimento é um enorme desafio. Os obstáculos que você enfrenta ao longo da jornada proporcionarão uma experiência que você não encontrará em nenhum outro lugar.

30. Não viver correndo em círculos. Imagine fazer a mesma coisa todos os dias durante o tempo que você trabalha. Felizmente, como empreendedor, você não precisa se preocupar com isso, porque ao desempenhar vários papéis, você estará envolvido em situações diferentes todo o tempo.

31. A capacidade de se adaptar. Se o seu modelo de negócio desacelera, você tem a autonomia de fazer a roda continuar girando. Pense em quantas empresas morreram por causa da Internet. Negócios com bons líderes simplesmente se adaptaram e fizeram ajustes para sobreviver. 

32. Você começa a trabalhar com mentes brilhantes. Como empreendedor, você se conectará com pessoas extremamente inteligentes de todo o mundo. Você encontra mentes brilhantes em sua equipe e através de relações comerciais.

33. Crie um legado. Criar uma marca de sucesso até o ponto em que ela deixa um legado pessoal é fascinante e serve de motivação para muitos empreendedores.

34. Transforme sua paixão e crenças em um negócio. Você é apaixonado por saúde e fitness? Torne-se um consultor nutricional ou abra uma academia. Você tem a capacidade de criar um negócio, bem como impactar as pessoas através de suas paixões e crenças.

35. Você pode fazer as pessoas felizes. Há uma boa chance de você possuir um produto que ofereça uma boa experiência para quem o adquirir. A empresa Apple é um bom exemplo. Com seus produtos fatura bilhões de dólares por seu posicionamento no mercado, mas promovem um grau de satisfação enorme aos usuários.

36. Você nunca atingirá o teto. Algumas atividades têm um limite de crescimento, chega a um ponto que não há como avançar mais. Quando você é um empreendedor, não há teto de crescimento.

37. Ganhe a vida fazendo o que ama. Sejamos honestos, o dinheiro é importante. Quando você é capaz de ter uma vida confortável fazendo o que você ama, é uma situação ganha-ganha.

38. Sentir-se valorizado é ótimo. É incrível a sensação quando você recebe um e-mail ou telefonema de alguém que tirou um tempo do seu dia para dizer que sua empresa impactou sua vida de maneira positiva.

39. Construa sua própria segurança. Será mais seguro controlar seu próprio destino. Você nunca se estressará com o fato de ter uma pessoa errada responsável pelo negócio.

40. Você começa a aprender constantemente. Como empreendedor, você está sempre aprendendo lições, às vezes da maneira mais difícil. São coisas que não se aprendem em sala de aula, mas no campo de batalha. 

41. Eliminar o medo da reestruturação administrativa ou de demissões. Empresas fazem cortes e demitem funcionários diariamente. Isso pode ser extremamente estressante. Quando você se torna um empreendedor, esse medo deixa de existir.

42. Dias ruins sempre poderiam ser piores. Um dia ruim como empreendedor é melhor que um dia ruim trabalhando para outra pessoa.

43. Nenhuma formação ou diploma está no seu caminho. Você não precisa de formação especial ou superior para começar um negócio. De fato, alguns dos bilionários de tecnologia de maior sucesso abandonaram a faculdade para empreender.

44. Você começa a ir mais longe. Não há limites, crie, invente e mude a forma de fazer as coisas. É assim que nascem ideias brilhantes.

45. Satisfaça sua curiosidade pessoal. A maioria dos empreendedores é curiosa, quer saber se sua ideia dará certo, se é sustentável e se será um bom líder.

46. Não há mais reuniões chatas. Caso você esteja em uma reunião chata, você não tem ninguém para culpar a não ser você mesmo.

47. Mídia e confirmação de imprensa. Quando sua empresa recebe cobertura e validação da mídia, é extremamente recompensador. O reconhecimento pelo trabalho duro ajuda a alimentar seu fogo interior, que leva você adiante, para realizar sonhos e projetos.

48. Você se torna um provedor. Como empreendedor, você se tornará um provedor para muitos. Seus funcionários dependerão de sua liderança e tomada de decisões, pois isso afetará diretamente seus meios de subsistência e bem-estar.

49. Crie sua própria cultura corporativa. Você começa a criar uma cultura corporativa baseada em suas crenças e valores. Quer permitir que seus funcionários trabalhem em casa às sextas-feiras? Que tal providenciar creches no escritório para permitir que seus funcionários levem seus filhos para o trabalho? Você começa a desenvolver a cultura corporativa que você acredita que proporcionará o melhor ambiente para o sucesso e a excelência.

50. Experimente o desenvolvimento pessoal. É uma ótima sensação quando você olha para trás e vê o quanto você cresceu como indivíduo. O crescimento e o sucesso de um negócio geralmente estão diretamente relacionados ao desenvolvimento pessoal do empreendedor por trás dele.

51. Você se torna um solucionador de problemas especializado. Como proprietário de uma empresa, você se torna muito engenhoso e, com o tempo, aprenderá a superar qualquer coisa e a resolver qualquer problema colocado à sua frente.

52. Nunca parece trabalho. Alguns podem discordar, talvez porque não encontraram o que realmente amam fazer. Mas é possível que você descubra que você nunca vai se referir ao que você faz como trabalho.

53. Mesmo as dificuldades de aprendizagem não podem impedi-lo. Nenhuma dificuldade de aprendizagem pode impedir um empreendedor de ter sucesso. Busque inspiração com o exemplo de superação de outros empreendedores.

54. Experiências de vida sem fim. Você começa a viajar para novos lugares e interagir com pessoas diferentes o tempo todo. O que alguns podem ver como apenas uma conferência de negócios, você vê como uma oportunidade de visitar uma nova parte do mundo e conhecer pessoas que você nunca teria conhecido de outra forma.

55. Você desenvolve uma mandíbula de ferro. Você vai ser atingido e derrubado. Aprender a levar socos (de modo figurado, é claro) e continuar levantando, transforma você em alguém mais forte, seja como dono do negócio e como indivíduo.

56. Você começa a andar pelo lado selvagem. Quando você coloca seus próprios meios de subsistência e finanças em jogo, porque acredita em algo 100%, experimenta-se uma adrenalina radical, mesmo com riscos calculados.

57. Você conduz sua própria avaliação de desempenho. As vendas, a responsabilidade moral da empresa, o crescimento e o feedback dos clientes podem ser usados para julgar seu desempenho, jamais por uma pessoa com uma prancheta e um teste genérico de revisão de perguntas e respostas.

58. Você pode se tornar competitivo consigo mesmo. Os empreendedores são competitivos por natureza. O objetivo é melhorar e crescer constantemente, em uma competição pessoal. Você pode fazer mais contatos comerciais hoje do que ontem? Você pode motivar sua equipe de vendas para esmagar os números de ontem?

59. Permite-lhe sonhar grande. Nenhuma ideia é louca demais e nenhum objetivo é muito grande quando você é um empreendedor. É permitido dimensionar o tamanho dos seus sonhos.

60. Você não precisa ter sorte. A sorte não tem nada a ver com o sucesso. Pensar sobre isso é apenas uma desculpa que impede você de alcançar seus objetivos.

Existem inúmeras outras motivações, mas certamente você tenha se identificado com algumas destas que foram acima listadas

Seria bacana que você compartilhasse seus motivos para querer empreender, faça um comentário a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *