4 FERRAMENTAS QUE AJUDAM NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA SEU MARKETING DIGITAL
15 de fevereiro de 2019
Ter ferramentas certas para a produção de conteúdo é algo essencial, principalmente quando te faz economizar tempo, e este é um recurso cada vez mais valioso.
Quem tiver algum conhecimento para auxiliar alguém a economizar horas de vida, facilitando a maneira de levar uma pessoa do ponto A, que é a situação atual, para o ponto B, ou seja, ao resultado que ela deseja obter, terá contribuído de forma efetiva para o sucesso de si próprio e de quem foi ajudado.
É fácil entender que estamos vivendo na era da informação e o volume de dados que estão disponíveis é absurdo.
Portanto, ofertar conhecimento com o objetivo de resolver um problema de alguém tem sido extremamente útil, porque a solução oferecida pode encurtar a procura ou a curva de aprendizado.
A Produção de Conteúdo de Qualidade é Lei
Esta é uma das missões do empreendedor digital, porque cabe a ele produzir informação de qualidade para uma determinada audiência. E, nos dias de hoje, essa tarefa tornou-se bem mais simples.
Ainda mais quando existem ferramentas que auxiliam na busca por essa informação. E a internet revolucionou essa busca com o acesso, de forma muito rápida, a assuntos de interesse geral ou específico.
Assim, a produção de conteúdo de qualidade é uma das molas mestras quando se quer trabalhar distribuindo conhecimento online.
E, como, até aqui, já está bem entendido, uma das coisas mais importantes para quem empreende é gerar valor para as pessoas que fazem parte da sua audiência, utilizando o poder da rede de computadores, para disponibilizar conteúdo que ofereça uma solução ou amenize uma dor.
Para facilitar essa tarefa, existem ferramentas que servem para auxiliar na busca por termos e palavras-chave mais procuradas pelas pessoas para resolver seus problemas.
Palavra-chave significa uma palavra que resume o assunto principal de um texto, sendo o instrumento essencial para pesquisa na internet.
Por isso, vou relacionar algumas ferramentas, que podem fazer você gerar ideias de imediato para a produção dos seus conteúdos, para postagens nos canais online que utiliza, ou que vai utilizar, ou seja, para se comunicar melhor com quem te acompanha.
É importante dizer que o mecanismo de busca mais utilizado no mundo é o do Google e YouTube, contudo, existem outros como a exemplo do Bing.
As Ferramentas para a Produção de Conteúdo
Mas vamos falar sobre as ferramentas que ajudam a dar um pontapé inicial para a criação de conteúdo, a partir de pesquisa de palavras-chave ou termos mais procurados na internet.
O primeiro é deles é a UberSuggest.
Ubersuggest é uma dessas ótimas ferramentas usadas para realizar pesquisa de palavras-chave.
E quais as principais funções desta ferramenta?
A ferramenta não exige que tenha algum conhecimento ou habilidade especial, apenas deverá seguir algumas etapas simples, que são: digitar a palavra-chave, selecionar o idioma e a origem.
Em seguida é só clicar no ícone ao lado da caixa de pesquisa, depois de selecionado o idioma que você deseja usar, e com os resultados poderá escolher a fonte.
É neste ponto que a ferramenta se diferencia de outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave, porque permite pesquisa de várias fontes, como imagens, notícias, compras, vídeos e receitas. Por fim, clique no botão sugestão para obter os resultados desejados.
A segunda ferramenta é Answer the Public.
É uma ferramenta inteligente quanto à percepção do consumidor. Ela combina as pesquisas sugeridas do Bing e do Google e as visualiza no que poderia ser chamado de nuvem de pesquisa.
Organizadas em categorias como o que, onde e por que, é aberto um leque de opções como se fosse uma nuvem de palavras pesquisadas, possibilitando ter uma visão geral das perguntas que as pessoas estão digitando nos sites de buscas através dos seus dispositivos.
Esse tipo de percepção é inestimável para produtores de conteúdo, pelas seguintes razões:
1) Ela permite que você conheça seu público e os seus maiores interesses;
2) Ajuda você a segmentar sua pesquisa de palavras-chave;
3) Permite que você otimize palavras-chave de cauda longa (frases).
É bom ficar atento que, algumas vezes, as buscas feitas na internet são de natureza pessoal. Como produtor de conteúdo, você pode atender às necessidades do seu público, fornecendo respostas valiosas às suas perguntas.
O uso de palavras-chave genéricas e de cauda longa, no conteúdo que você produz, aumentará ainda mais sua relevância para seu público-alvo aos olhos do Google.
A terceira é o Google Trends.
Outra ferramenta bem útil para pesquisa de palavras-chave. Ela possui recurso que fornece tendências de pesquisa, mostrando com que frequência determinado termo de pesquisa é inserido no mecanismo de busca do Google, em relação ao volume total de pesquisas do site durante um determinado período de tempo.
O Google Trends pode ser usado para pesquisa que permite comparar palavras-chave, bem como descobrir fatos que elevam a busca provocadas por eventos que impactam o volume de pesquisa de palavras-chave.
A ferramenta fornece, ainda, dados relacionados a palavras-chave, incluindo índice de volume de pesquisas e informações geográficas sobre usuários de mecanismos de pesquisa.
Resumindo, o Google Trends compartilha informações recentes sobre pesquisas de tendências ou que também são relevantes.
A quarta ferramenta é a KeywordTool.io.
Esta é mais uma ferramenta de palavras-chave que usa o Google e outros mecanismos de pesquisa para gerar palavras-chave relevantes de cauda longa e palavras-chave relacionadas a qualquer tópico.
Projetada para gerar até 750 ideias para cada termo de pesquisa, não necessitando que seja fornecido e-mail para fazer sua busca.
Possibilita também a pesquisa por palavras-chave em vários idiomas, todavia, na versão gratuita você não poderá acessar, como por exemplo, volume de pesquisa, custo por clique, dados interessantes para aplicação de técnicas de SEO.
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que reune técnicas utilizadas para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca da internet.
Por fim, como bônus, acrescento também o Autocomplete do Google.
Que nada mais é do que o preenchimento automático do Google, projetado para acelerar a conclusão das pesquisas que você está começando a digitar.
O objetivo principal do preenchimento automático é reduzir o tempo que um usuário gasta digitando, oferecendo previsões sobre o que um usuário pode digitar, inclusive para sites que usam o recurso interno do mecanismo de busca personalizado do Google.
Mas, também, há uma série de outras formas úteis que o recurso pode usar para alavancar ideias de conteúdo, sugestões de palavras-chave, exploração de intenção e gerenciamento de reputação online, entre outras tarefas orientadas a dados.
Algumas das ferramentas listadas podem ser utilizadas na versão sem custo, mas possuem versões premium ou profissional mais completas, com assinatura com pagamento mensal.
Conclusão
Existem muitas outras ferramentas e certamente irão surgir mais no futuro, mas não se prenda somente a essas que relacionei, elas servem para começar a encontrar ideias para produzir seus conteúdos e a medida que for ganhando experiência pesquise por outras.
Aprendizado é algo que nunca termina, busque, aprenda, aplique e cada dia será mais confortável e prazeroso produzir materiais para distribuir seu conhecimento e ajudar pessoas.