3 ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE O MARKETING DO SEU NEGÓCIO TENHA BONS RESULTADOS.
17 de dezembro de 2018
Existem 3 elementos extremamente importantes para que o negócio, seja físico ou online, dê bons resultados, através de estratégias de marketing muito bem elaboradas.
Antes de tudo, é bom saber um pouco sobre o que é ser um empreendedor.
EMPREENDEDOR = Aquele que decide criar um negocio e realiza as ações necessárias para implementar uma ideia de um produto ou serviço, com intuito de solucionar problemas e rentabilizar sua atividade ou apenas de fazer algo em prol da comunidade que vive.
Estratégias de Marketing
E agora vamos descobrir sobre os 3 elementos necessários para que o marketing de um negócio tenha melhores resultados.
O primeiro elemento é saber quem é o público-alvo, aquele que necessita de produto ou serviço que atenderá uma necessidade ou concretizará a realização de um desejo de consumo.
PÚBLICO-ALVO = Um grupo de pessoas inseridas em um segmento da sociedade com interesses e características em comum.
O segundo elemento é saber atrair esse grupo de pessoas para o negócio, através de estratégias de marketing, implementando os processos necessários para possibilitar o tráfego de interessados até onde se atua, seja em um local físico ou na internet.
O terceiro elemento, que considero mais que imprescindível, diz respeito à comunicação assertiva que se deve estabelecer com esse público específico, através da utilização de uma boa copy, ou seja, utilizando uma linguagem que transmita segurança, confiabilidade, com destaque dos benefícios que o produto ou serviço oferecem e que desperte o desejo irresistível para a compra.
COPY = texto que utiliza palavras ou expressões persuasivas, que tem como objetivo levar pessoas a realizar uma ação específica. Copy é um termo que tem origem na palavra copywriting, que é a ação de produzir esse tipo de texto.
A venda ocorrerá quando esses elementos estiverem muito bem definidos e implementados. Ações para Obter Bons Resultados com o Marketing
Portanto, identificando com clareza que o público-alvo tem uma dor ou necessidade que pode ser resolvida com o produto já criado ou que se pode criar, serão direcionadas ações para que a oferta chegue até estas pessoas de uma maneira mais eficiente.
Daí a importância de conhecer mais profundamente que grupo específico de pessoas a solução oferecida poderá ajudar.
Para tanto, deve-se buscar conhecer seus interesses, desejos, necessidades, o que gostam de fazer, suas atividades preferidas, enfim, uma série de informações que definirão o cliente ideal ou persona, possibilitando uma melhor comunicação.
PERSONA = é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio, que reúne características mais humanizadas e personalizadas.
Etapas da Estratégia de Marketing utilizando um Funil de Venda
E uma vez definido o cliente ideal, é hora de pensar como atrair esta persona para o negócio, gerando tráfego e disponibilizando conteúdos voltados para cada etapa do funil de venda.
FUNIL DE VENDA = É um modelo de um processo voltado para vendas, formado por etapas e estratégias que levam interessados a se tornarem compradores, mais conhecida como a jornada de compra.
Na primeira etapa do funil de venda, busca-se alcançar um público mais amplo, chamando a atenção mesmo, no sentido de despertar o interesse sobre o negócio.
Na segunda etapa, uma vez que se conhece quais pessoas se interessaram pelo negócio, disponibiliza-se conteúdos mais específicos, que dão mais clareza do que o serviço ou produto ajuda a solucionar ou transformar uma situação.
Na terceira etapa, já despertado o interesse e a necessidade do produto ou serviço que estão sendo divulgados e com a manifestação do desejo nesse público que foi atraído, é feita uma oferta que atenda o que ele procura para a solucionar uma dor, um problema específico que o aflige ou a realização de um desejo.
Finalmente, na quarta e última etapa do funil de venda, realizada a oferta, que sendo bem construída, fará com que a pessoa fique convencida e consciente de que precisa realmente do produto ou serviço, assim ocorre a decisão pela compra ou contratação, transformando-se o interessado em cliente.
A Relevância do Pós-Venda
A depender como será o pós-venda, cumprindo a promessa que foi feita na oferta, entregando a solução com integridade e encantando o cliente com um bom atendimento, pode-se manter um relacionamento com ele, sedimentando a credibilidade e criando uma oportunidade para uma outra venda.
Pode parecer algo que dá muito trabalho conhecer o público-alvo, atrair essas pessoas para o negócio, comunicar-se corretamente com elas, realmente despende um certo esforço do empreendedor, mas é bastante recompensador. Afinal, busca-se com essas ações o alcance de resultados .
Este é o sentido de se empreender, servir e ajudar pessoas, realizando desejos, suprindo necessidades, transformando vidas. A rentabilização é consequência.