15 dicas de SEO para melhor posicionamento do seu site nos motores de busca
29 de abril de 2020
A boa estratégia de utilização de técnicas de SEO para ter visibilidade do negócio.
Só para deixar claro: SEO significa, em inglês, Search Engine Optimization. Em português seria a Otimização para Mecanismos de Busca.
Utilizando essa técnica, você pode ser capaz de melhorar o tráfego de possíveis clientes em suas páginas, uma vez que todo site produz e compartilha conteúdos diversificados, que podem atender as pessoas de maneiras variadas.
A Importância do seu Negócio Ser Encontrado e se Tornar Conhecido
Com a ampliação dos mercados digitais, tudo o que uma empresa precisa para ser vista é, literalmente, ser encontrada na internet .
Parece algo simples, porém, pode ser complexo, ainda mais se você não faz a menor ideia de como trabalhar para se tornar “visível”.
Na realidade, sua empresa pode ser encontrada digitalmente quando o cliente já a conhece, ou quando ele simplesmente acha nos motores de busca a sua empresa, por conta de alguma palavra ou termo pesquisado.
Você sabe como funciona não é mesmo? O cliente tem interesse em algo, e usa um site de buscas para obter mais informações a respeito daquilo.
Isso é muito bacana, mas diferente do que muitos pensam, não basta ter um perfil em cada rede social e um site para que o cliente digite algo e te ache.
Ele não “te achar” pode envolver vários fatores, mas, no geral, acontece porque sites como o Google criam rankings para as páginas existentes, atribuindo a elas colocações, principalmente de acordo com a quantidade de palavras aproximadas.
Neste ponto que você entra, então, se realmente quer ocupar as primeiras posições para determinadas pesquisas, é fundamental saber trabalhar o SEO. Assim, com toda certeza, você será achado, seu site terá uma chuva de tráfego e seu faturamento passará a ficar “nas alturas”!
Caso esse seja o seu principal objetivo, e é por esse motivo que está aqui, é só continuar a leitura para conferir algumas dicas de SEO para melhorar – e muito – o posicionamento do seu site nos principais motores de busca!
15 dicas ÚTEIS de SEO para melhor posicionamento do seu site nos motores de busca
1. Palavras-chave
Avalie quais temáticas do seu negócio você deseja abordar em seu site, e se concentre nas palavras-chave de cada uma, que são as palavras utilizadas para que o cliente pesquise o tema em busca de mais informações.
2. Coloque as Palavras-chave em locais específicos
Depois de descobrir as palavras-chave para cada tema, é a hora de aplicá-las, colocando-as em diversas partes do texto, para que elas realmente se destaquem e sejam base para os mecanismos de busca.
Comece, deste modo, incluindo-as no título, para repeti-las em diversas partes ao longo da postagem. Foque ainda em recolocar as mesmas nos títulos internos do texto.
É claro que não é necessário repetir as palavras-chave por 20 vezes, por exemplo. É preciso apenas garantir que ela seja incluída no texto, para que o mecanismo de busca dê a importância para ele e o inclua no topo dos resultados encontrados.
3. Garanta a Palavra-Chave na URL
A URL corresponde ao endereço do seu site, sendo um dos resultados que irão aparecer para o cliente no momento da busca. Investir em SEO, significa aumentar as suas chances de ser bem ranqueado nos resultados.
Para tanto, invista em URL’s curtas, e se possível adicione a palavra-chave já no início dela, ou então deixe para o final da mesma, depois do nome do seu site, mas, de novo, com palavras-chave que deixem o link curto, pois os muito grandes podem tirar o foco da sua página, abaixando-a no ranking.
4. Utilize derivações das Palavras-Chave
Sabemos que é muito tentador incluir a mesma palavra o tempo todo no texto, porém, isso pode comprometer não somente a sua estrutura, como também deixar a composição cansativa e repetitiva para o leitor.
Aposte em derivações das palavras centrais, pois os mecanismos de busca já conseguem compreendê-las, e podem acabar associando-as ao texto principal.
5. Fortifique seu conteúdo
Garanta que ele seja autêntico, sem cópias, aprofundado e com dados, se possível, trazendo confiabilidade para seu site.
6. Busque desenvolver uma escrita de qualidade
Invista em redatores com boa escrita, que saibam transmitir bem a mensagem através de uma excelente combinação de palavras.
7. Nunca copie
Um dos maiores erros cometidos por quem quer um bom tráfego em sua página é o de copiar materiais já prontos por aí. Isto é ruim em diversos níveis, uma vez que contribui para que os clientes deixem de acessar a página.
E ainda existe o agravante de que conteúdos duplicados são geralmente penalizados pelos sistemas de busca, podendo levar ainda ao bloqueio de toda a página.
8. Seja frequente
Outro erro cometido é o de produzir em momentos esporádicos apenas. A frequência na produção garantirá que os acessos continuem, e assim sua página será melhor ranqueada.
9. Utilize imagens
Aqui um ponto de divergência entre alguns especialistas da área. Porém, imagens satisfazem os clientes, e se bem utilizadas podem complementar as informações repassadas.
10. Busque comentários
Comentários trazem importância para o seu conteúdo e seu site, por esta razão produza materiais que incentivem o leitor a comentar, convidando-o a colocar suas considerações sobre o tema ou mesmo compartilhar suas experiências.
11. Ofereça e conquiste links de qualidade
Linkar é um dos processos que mais ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site. Mas esta ação deve ser feita com bastante segurança e compromisso.
Por isso busque parcerias com outros sites, para que eles coloquem alguns links seus, e você os deles. Invista ainda em linkagens dentro do seu próprio site, colocando o cliente para navegar cada vez mais por ele.
12. Tenha um site adaptável
Que responda a todo tipo de aparelho, desde tablets, computadores e principalmente Smartphones, que são os mais utilizados atualmente pela maioria da população.
Se quiser melhorar o seu posicionamento nos motores de busca, invista em formatos de sites que se adaptem a essas ferramentas.
13. Veja se sua página é rápida
Dê uma investigada se o tempo de resposta da sua página é rápido, e se não for, procure formas de sanar esse problema.
Isto é importante, porque se a demora em abrir for muita, os sistemas que gerenciam as palavras irão entender que a experiência do possível cliente não será boa, e assim “baixar” o site no ranking.
14. Invista no meta description
Este item é aquele que aparece logo abaixo do título do seu texto.
É importante construí-lo bem, pois quando um cliente realiza uma busca, ele encontra esse pequeno texto também, e ele pode ser um excelente complemento para o link, atraindo a atenção do cliente.
15. Tenha um site simples
Com poucos níveis de navegação para se chegar às páginas necessárias.
Assim você não cansa o possível cliente e, também, coloca o seu site em uma melhor posição no ranking, já que quanto mais próximo da primeira página, ou até mesmo nela ele estiver, maiores as chances de ser mais acessado.
Conclusão: Estudo, teste e muita dedicação!
Existem dicas de SEO para melhorar a posição do seu site nos motores de busca, mas segredo, infelizmente, não existe.
O negócio é levar as dicas em consideração, estudar um pouco mais sobre o assunto, testar sempre e ter muita dedicação, pois melhorar o seu posicionamento não é difícil quando você sabe o que precisa ser feito, mas é uma tarefa que demanda um certo esforço.