12 SINAIS DA MENTALIDADE EMPREENDEDORA

Um dos assuntos mais destacados quando se fala em criar um negócio, é sobre a importância de se ter uma mentalidade empreendedora.

Mas seria esta uma característica essencial que uma pessoa deva ter para começar a fornecer produtos e serviços para atender as necessidades e solucionar problemas de consumidores?

Primeiro é bom saber o que significa ter uma mentalidade empreendedora.

A mentalidade empreendedora diz respeito a um estado mental específico que conduz a conduta humana à realização de atividades e alcance de resultados como empreendedor.

Pessoas com mentalidade empreendedora são frequentemente atraídos por oportunidades, inovação e criação de novos valores.

A mentalidade de um empreendedor indica traços de personalidade, como ter paixão pelo que faz, sabe agir, está sempre insatisfeito, demonstra inclinação para aceitar riscos, é independente e busca incansavelmente seus objetivos.

Quem tem mentalidade empreendedora, além das características acima relacionadas, possui habilidades especificas, entre elas, criatividade, autoconfiança, capacidade executiva, foco no futuro, otimismo, persistência e empatia.

O 12 Sinais da Mentalidade Empreendedora

Segundo Marcia Layton Turner, em contribuição ao site Entrepreneur, há 12 sinais que alguém tem uma mentalidade empreendedora.

Ela diz que ao se forçar uma descrição estereotipada de um empreendedor, certamente seriam usados os adjetivos de apaixonado, dedicado, otimista.

Contudo, se a pessoa é insegura e criadora de problemas, seriam peculiaridades que descreveriam com maior precisão um empreendedor.

Então, vou colocar abaixo as características e peculiaridades que a citada articulista entende que podem descrever bem se alguém pode ser considerado um empreendedor.

Vou apenas acrescentar comentários relativos ao meu entendimento sobre cada uma destas características.

Vamos lá, veja se você se identifica com estas atitudes e comportamentos.

1. Você toma uma atitude

De nada adianta ter um plano bem elaborado para seu negócio se não tomar uma ação ou alguma atitude para por ele em prática, ou seja, execução do que foi planejado.

2. Você está com medo

O temor de que seu projeto não dê certo é algo comum quando se empreende, esse tipo de sentimento na realidade é algo positivo e pode fazer você cometer menos erros, mas se falhar, uma vez que está concentrado no seu objetivo de ter um resultado positivo, terá o estímulo necessário para reagir e buscar realizar as metas traçadas.

3. Você é engenhoso

Mesmo não tendo todas condições, ou recursos necessários, você dá um jeito de fazer acontecer, seguindo o seu intento de alcançar seu objetivo da melhor maneira, somente utilizando o que possui no momento.

4. Você está obcecado com o fluxo de caixa

Recursos financeiros são necessários para tocar um empreendimento e você entende que parte do faturamento deverá ser reinvestido no negócio, de forma estratégica, para que ele seja sustentável.

5. Você não pede permissão

Na verdade, você não tem medo de errar, por isso prefere agir e depois se desculpar, mas assume o risco de suas ações, sabendo que pode se equivocar, mas tenta realizar com intenção de executar da melhor forma.

6. Você é destemido

Já foi falado que não ter medo é uma das suas características e é assumindo riscos que consegue partir para desenvolver o negócio, elevando-o para um outro nível , ampliando o empreendimento que já possui. Tem a crença positiva que tudo compensará no futuro.

7. Você aceita mudanças

Aquele que está aberto a críticas das pessoas, principalmente de clientes, ajustam seu negócio para atender melhor. Buscam melhoria continua, investem em diferenciação. Ama desafios.

9. Você se considera um estranho  

Passa a perceber que muita gente não aceita sua visão e pode sentir que algumas pessoas rejeitam o modo como empreende, todavia, isso não o desmotiva, pelo simples fato de te acharem diferente e algumas vezes louco.

10. Você se recupera rapidamente

Quando o que imaginou não acontece como esperava, vem o inevitável tombo, mas você, sem se vitimizar, se recupera rapidamente, e segue buscando outra oportunidade de realizar um grande projeto, porque acredita nele.

11. Você ouve

Está consciente que não sabe de tudo, que precisa estar perto de pessoas mais experientes e mais inteligentes que você, estando aberto a novas ideias e diferentes visões, expandindo seus relacionamentos para absorver contribuições, pois ser bem-sucedido requer compartilhar, se comunicar e algumas vezes também falhar.

12. Você se concentra no que importa (quando você descobre o que importa)

Na experiência da jornada empreendedora, existirão fracassos, contudo, quando se sabe o porquê de fazer o que se faz, o que realmente importa, pode-se levar tombos, mas ao saber do seu propósito, o sentido das coisas é o motivador para se recuperar e continuar buscando acertar.

Acrescentaria nesta relação também as seguintes atitudes de uma mentalidade voltada para empreender:

Você é consistente, quando faz o que deve fazer, dedicando-se ao seu propósito do seu negócio, sem perder o seu objetivo de vista.

Você mantém a regularidade, quando não importando os obstáculos, faz o que deve ser feito.

Você demonstra seu comprometimento, quando se envolve e entrega o que prometeu.

Você valoriza a responsabilidade, quando dá a resposta esperada por quem lhe dedica confiança.

Você possui congruência, quando suas ações estão alinhadas com sua missão.

Você firmou foco na produtividade, quando faz melhor utilização dos seus recursos e essa otimização faz alcançar melhores resultados.

Você tem clareza sobre seu propósito, quando tem a consciência do que te move para alcançar seu objetivo.

E como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

Você já pode trazer dentro de si muitas dessas características, mas muitas também podem ser desenvolvidas, como adaptação a novos cenários, através da aprendizagem constante, aquisição de novas habilidades, em buscar ter mentores que apontem erros e ajudem a alavancar seu negócio, seja com seções presenciais de mentoria ou através de cursos, participação em eventos  e leitura de livros.

O importante é trabalhar esses atributos no sentido de evolução e de constante crescimento.

Desenvolva sua mentalidade empreendedora, continuamente, oferecendo sempre mais valor para as pessoas, enfrentando seus medos com ação massiva, fazendo parte de grupos de empreendedores que pensam como você e tomando decisões com rapidez para fazer acontecer.

Espero que goste desse conteúdo e que ele tenha te ajudado a identificar sua aptidão para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *